A força do teatro na voz de Lucas Popeta
Em seu primeiro espetáculo solo,
o ator se firma como uma das maiores revelações do cenário artístico

Vocação, estudo e conhecimento são, sem sombra de dúvidas, três ingredientes fundamentais na carreira de um ator. Mas tudo isso ainda não determina uma sólida trajetória. Existem mais elementos entre o céu e a Terra, que talvez não seja possível explicar em palavras. No caso de Lucas Popeta, felizmente, se vê de forma clara o quanto os ‘ingredientes’ citados acima estão lhe reafirmando a certeza de um caminho bem traçado.
Em cartaz com o espetáculo “Quebrando Paradigmas”, o ator, do alto de seus meros 23 anos, mostra a força do teatro no sentido mais pleno da palavra. Com texto e atuação do próprio Lucas, e direção de Gizelly de Paula, a montagem resgata nomes importantes das artes dramáticas do país. Figuras emblemáticas como Léa Garcia e Ruth de Souza se unem à potente interpretação de Lucas, que celebra no palco os 80 anos de fundação do TEN – Teatro Experimental do Negro, de Abdias do Nascimento.
Em curta temporada no Teatro Correios Léa Garcia (RJ), o ator vem emocionando nomes de prestígio do cenário cultural brasileiro, como Déa Lúcia (mãe de Paulo Gustavo), Grande Otelo Filho, e as atrizes Analu Prestes e Marieta Severo. mas não é a primeira vez que Lucas se destaca por seu trabalho. Em 2023 ele recebeu o Prêmio APTR na categoria Melhor Atuação, por sua interpretação em “Olhos da Pele”.
Lucas Popeta nos recebeu essa semana, nos bastidores da peça. Feliz com a boa repercussão do espetáculo, ele falou sobre a importância de levar ao público a história do Teatro Negro Brasileiro, e revelou o que pensa sobre o atual mercado de trabalho e as oportunidades para existentes para os negros no audiovisual. (vídeo abaixo)
Serviço QUEBRANDO PARADIGMAS
Local: Teatro Correios Léa Garcia
Endereço: Rua Visconde de Itaboraí, 20 – Centro, Rio de Janeiro
Datas e horário: de 8 a 31 de Maio (sexta à sábado)
Horário: 19h
Ingressos: Rio Cultura
Valor: R$20 (inteira) e R$10 (meia)
Duração: 60 min
Classificação: Livre
Reportagem e imagens de vídeo (e foto) : Léo Uliana
Instagram : @10minutosdearte