O dia em que raptaram o Papa
No centenário de João Bethencourt, comédia brasileira da década de 70 mais encenada no mundo faz curta temporada no Teatro Fashion Mall

A nova montagem da consagrada comédia escrita pelo renomado dramaturgo João Bethencourt, “O dia em que raptaram o Papa” cumpre temporada de sucesso no Teatro Fashion Mall. A peça estreou em 1972, no Teatro Copacabana Palace, no Rio de Janeiro, com direção do próprio autor. O elenco da primeira montagem contou com grandes nomes como Eva Todor e Afonso Stuart, e rapidamente se tornou um sucesso de público e crítica.
Agora, cinquenta e três anos depois e em pleno ano do centenário do autor, a comédia volta aos palcos em uma leitura contemporânea dirigida por Cristina Bethencourt, com os atores Giuseppe Oristanio, Claudio Mendes, Elisa Pinheiro, Gustavo Ottoni, Nando Cunha, Samuel Valladares e Beatriz Linhales, em uma temporada de sexta a domingo, até o dia 22 de junho.
Durante toda a temporada, o público também poderá visitar a exposição “O Papa pelo Mundo”, no foyer do teatro. A mostra reúne 12 fotos originais do acervo de João Bethencourt, com registros históricos de montagens internacionais da peça realizadas entre as décadas de 1970 e 1990. As imagens destacam a impressionante trajetória da comédia em diversos países, revelando a força e o alcance global da obra.
A trama gira em torno de Samuel Leibowitz (Claudio Mendes), um taxista judeu do Brooklyn, que, movido por um impulso idealista e um desejo profundo de ver o mundo em paz, decide sequestrar o Papa (Giuseppe Oristanio) durante uma visita a Nova York. Em vez de dinheiro ou poder, seu pedido de resgate é simples e inusitado: um único dia de paz mundial. Com muito humor e humanidade, a peça conduz o público a uma reflexão sobre temas como fé, convivência entre diferentes culturas e religiões, utopias possíveis, e o papel da esperança em tempos de crise.
Serviço
O dia em que raptaram o Papa
Estreia: 9 de maio (sexta-feira), às 20h
Local: Teatro Fashion Mall – Sala Rosa Maria Murtinho (Estrada da Gávea, 899 – São Conrado)
Informações: (21) 99857-8677
Horários: Sexta e Domingo, às 20h | Sábado, às 21h
(excepcionalmente no domingo, 11/05, o espetáculo será às 19h)
Capacidade: 400 lugares
Duração: 70 minutos
Ficha Técnica
Texto: João Bethencourt
Direção: Cristina Bethencourt
Diretora Assist. Renata Paschoal
Elenco: Giuseppe Oristanio, Claudio Mendes, Elisa Pinheiro, Beatriz Linhales, Samuel Valladares
Gustavo Ottoni
Participação especial: Nando Cunha
Cenário: José Dias
Figurinos: Ronald Teixeira e Pedro Stanford
Luz: Rogério Wiltgen
Trilha Sonora: Chico Beltrão
Voz of Locutores: Duaia Assumpção, Lucas Barbosa e José Beltrão
Voz of Xerife: André Dale
Direção de Movimento: Toni Rodrigues
Assistente de direção: Lucas Barbosa
Assistente de produção: Jovi Gonçalves
Cenotécnico: Guilherme Tommasi
Assessoria de imprensa: Daniela Cavalcanti
Fotos: Guga Melgar
Produção: Forte Filmes
Realização: Dino Produções