Clube da Cena Redes Sociais

O grande elenco do projeto inovador.
O grande elenco do projeto inovador.

Projeto composto por coletivo de artistas realiza uma peça inédita por apresentação a partir de dados coletados nas redes sociais

O Clube da Cena é um projeto que reúne um coletivo de artistas de teatro composto por seis autores, 12 diretores, 27 atores, dois músicos fixos e artistas convidados, para criarem uma nova peça por semana, a partir um sistema de sorteio de equipes de trabalho.  Em cinco anos, o projeto realizou cinco temporadas de sucesso (foi a maior média de público do Teatro Maria Clara Machado em 2010-2011), em três teatros diferentes (Gláucio Gill, Maria Clara Machado e Teatro das Artes), movimentando a cena carioca, promovendo experiências de encenação e criando e encenando cerca de 200 novos textos teatrais que podem ser acessados no banco de textos do projeto:clubedacena.blogspot.com.br. Toda apresentação do ‘Clube da Cena’ é a estreia de um espetáculo totalmente inédito e com apresentação única.

 

Após criar peças baseadas em temas, manchetes de jornal e músicas, nesta sexta temporada, o coletivo de criação realizará o Clube da Cena Redes Sociais, criando e encenando  8 espetáculos inéditos (1 por semana), a partir de frases publicadas nas redes sociais (facebook, twitter etc) durante  o período. Trata-se, portanto, de uma crônica teatral semanal, praticamente imediata, da vida social moderna, a partir do publicado nas redes sociais.

 

MONTAGEM

 

A dinâmica funciona do mesmo modo que funcionou nas temporadas anteriores. Toda semana, a equipe faz uma pesquisa nos meios de comunicação e então são escolhidas seis publicações postadas nas redes sociais naquela semana. Então, cada autor recebe, por sorteio, um desses posts para trabalhar.  A partir daí, cada autor tem uma semana para escrever uma cena baseada naquele post recebido.   As cenas são entregues em sete dias e então há um novo sorteio que define um diretor e dois atores para cada uma dessas seis cenas recém-escritas. Finalmente, cada núcleo de trabalho, composto por um diretor, dois atores e um texto, tem uma semana para preparar, produzir e ensaiar a cena. Se for preciso eles escalam outros atores para completar o elenco necessário para encenar o texto recebido.  Paralelamente, os músicos do Clube selecionam, arranjam e/ou compõem músicas/trechos de músicas também relacionados a cada post, que irão costurar o espetáculo e apresentar cada cena.

Há um revezamento no elenco e na equipe de criação, de modo que nem todos estão escalados em todos os dias de apresentação. O espetáculo é filmado a cada noite. O público recebe cédulas e elege as dois melhores cenas da noite, que são postadas na mesma semana no Youtube. Além disso, todos os textos vão para o banco de textos do blog do projeto (http://clubedacena.blogspot.com/), onde já estão disponíveis mais de 200 textos criados nas últimas temporadas, além de fotos, cenas gravadas e currículos dos integrantes do projeto.

Pelo Clube da Cena passaram os mais atuantes autores desta nova geração, como Jo Bilac, Rodrigo Nogueira, Renata Mizarahi, Julia Spadaccini, Carla Faour, Camilo Pelegrini entre outros, além de diretores experientes e respeitados como Susanna Kruger, Michel Bercovitch e Márcio Libar.

 

FICHA TÉCNICA

Nome: Clube da Cena Redes Sociais.

Texto: Cristina Fagundes, Pedro Kosovski, Ivan Fernandes, Diego Molina, César Amorim e Paula Rocha.

Direção: Carmen Frenzel, Cadu Fávero, Renato Livera, Fernando Melvim, Breno Sanches, Andy Gercker, Ana Paula Lopes, Alexandre Bordallo, Lincoln Vargas, Leo Castro, Bruno Bacelar e João Rodrigo Ostrower.

Elenco: Alex Nader, João Velho, Marcello Gonçalves, Ana Paula Novellino, Bruno Bacelar, Mariana Consoli, Priscila Assum, Marcelo Dias, Cláudio Amado, Mariana Costa Pinto, Rita Fischer, Zé Guilherme Guimarães, Alexandre Barros, Maíra Kestenberg, Renato Albuquerque, José Auro Travassos, Cristina Fagundes, Bia Guedes, Jorge Neves, Cecília Hoeltz, Flávia Espírito Santo, Kakau Berredo, Ana Carolina Sauwen, Karen Liberman, Marcella Leal, Marcelo Lima e Marcelo Cavalcanti.

 

SERVIÇO

Temporada: 15 de outubro a 03 de dezembro

Local: Teatro Ipanema (Rua Prudente de Morais, 824 – Ipanema)

Telefone: (21) 2267-3750

Horário: quartas-feiras, às 20h

Duração: 80 minutos

Valores: R$40 (inteira)

Classificação: 14 anos

Capacidade: 222 lugares

Gênero: comédia

Bilheteria: de quarta a domingo, das 14h até a hora da apresentação

(Visited 31 times, 1 visits today)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *