HERMÍNIO BELLO DE CARVALHO celebra 83 anos de vida com documentário

“Timoneiro surgiu da vontade de apontar as câmeras pra um personagem de extrema relevância na História da MPB. Um personagem que trouxe à luz muitos nomes de peso na música popular brasileira, como Clementina de Jesus, Paulinho da Viola, João Nogueira, Nelson Cavaquinho entre outros”, detalha Pedro Murad, diretor do curta “Timoneiro”, roteirizado por Eliana Monteiro. O documentário será lançado no dia 28 de março, aniversário de Hermínio, em duas sessões abertas ao público – 19h30 e 20h30 – no Cine Laura Alvim.  Os interessados deverão confirmar presença através do e-mail confirmatimoneiro@gmail.com. Os ingressos só estarão garantidos após confirmação da produção.

A baiana Simone foi uma das cantoras que contou o apoio do mestre Hermínio no começo da carreira.

O documentário sobre Hermínio Bello de Carvalho; carioca, produtor musical, poeta e compositor é tomado por uma narrativa que reafirma a valorização do artista brasileiro. Hermínio ajudou a impulsionar nomes como Elizeth Cardoso, Pixinguinha, Zezé Gonzaga e Simone, entre tantos outros. “Achamos que era importante trazer ele mesmo à luz. Saber mais sobre esse agente importante do cenário cultural brasileiro” comenta o diretor Pedro Murad.

“Timoneiro” foge da linguagem tradicional dos documentários ao transcender o limite da narrativa. Nele, as memórias conversam, entre si, em outra dimensão. Um filme de estranhezas. As imagens se fundem no instante e na duração de um tempo já passado. O personagem mergulha num espaço-tempo delimitado pela intimidade do seu apartamento, com o embalo de algumas de suas canções de sua autoria mais célebres, sob a interlocução musical de Vida Assis, indicado no 28º Prêmio da Música Brasileira.

O filme pretende sublinhar a importância de protagonistas invisíveis que atuam nos bastidores e fazem a história da música brasileira. Longe de ser um registro documental puro e simples, o curta estabelece uma dramaturgia visual a partir das falas de Hermínio Bello de Carvalho em seu apartamento, que ocorre quase como um ensaio, numa encenação da intimidade do timoneiro.

As historiografias da Música Popular Brasileira registram um Hermínio Bello de Carvalho descobridor de talentos, alguém responsável pelo surgimento de grandes nomes – o que ele próprio não se cansa de negar. Hermínio é um praticante de uma arte muito antiga, já presente em Mário de Andrade: a arte de prestar atenção. Uma escuta e ao mesmo tempo visceral da vida.

Timoneiro é essa escuta através da lente. Hermínio na intimidade do seu apartamento revela-se. É preciso Prestar Atenção.

Serviço:

Lançamento “Timoneiro”

Cine Laura Alvim – Sala 1/ Av. Vieira Souto, 176, Ipanema 

Dia 28 de março – quarta-feira

1° sessão: 19h30/ 2° sessão: 20h30 

Os interessados deverão confirmar presença pelo e-mail: confirmatimoneiro@gmail.com, indicando a sessão desejada. Sujeito à lotação do cinema. Os ingressos só estarão garantidos após resposta da produção.
Ficha Técnica:
Direção: Pedro Murad
Roteiro: Eliana Monteiro 
Produção executiva: Elaine Moreira 
Ass. de produção: Laura de Carvalho 
Mixagem: Tiago Picado
Design: Luiz Arbex
Assessoria de Imprensa: Julie Duarte (21) 987578009/ julieduartecarvalho@gmail.com

(Visited 210 times, 1 visits today)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *