MELODRAMA DA MEIA NOITE !
O espetáculo Melodrama da Meia Noite da Companhia Melodramática do Rio de Janeiro, que estreia nesta quinta-feira no Teatro Dulcina, traz à cena a investigação dos elementos que constituem o gênero teatral nascido na França no século XIX e exportado para o Brasil através do circo e de importantes companhias teatrais e dos grandes atores como Leopoldo Fróes, Procópio Ferreira e Dulcina de Morais, entre tantos outros.
O espetáculo estrutura-se a partir do “jogo do Gaulier”, criado com base na experiência do diretor École Philippe Gaulier em Paris (2008), instituição direcionada à formação de atores. O jogo consiste numa apresentação dos tipos melodramáticos, como o sofredor, o apaixonado e o vilão através de exercícios que estimulam os gestos típicos desses personagens. Após essa apresentação, conduzida pelo diretor da Companhia, Paulo Merisio, na figura de Monsieur, inicia-se, então, com a antiga brincadeira de “tudo que seu mestre mandar, faremos todos”, a criação improvisada de uma trama, a partir da acusação do ator que fizer uma ação não comandada pelo Monsieur. Apreciando temas frequentes no melodrama – conflitos familiares, amores impossíveis, crianças trocadas, revelações, filhos ilegítimos –, os atores executam jogos teatrais baseados no gênero francês. Para dar desfecho à história estabelecida, insere-se o jogo do ‘detetive e assassino”, onde a figura do detetive precisa desvendar as mortes misteriosas que começam a surgir no enredo. Além desses dois novos personagens, surge também a figura do cantor, que enfatiza o caráter musical do melodrama.
Ao fazer a incursão ao clássico, o público se transforma em “povo de Paris” participando ativamente do espetáculo. Durante a encenação, os espectadores podem jogar bolas de meia nos atores caso não gostem da atuação melodramática ou lançar moedas para o palco como elogio à interpretação, além de ter o poder de decidir o destino de personagens que estão sob acusação.
De fácil apelo sentimentalista, resulta em uma atuação grandiloquente que, pelo anacronismo e pelas surpresas advindas da improvisação, alterna situações dramáticas e apaixonantes levadas ao exagero com momentos de grande comicidade.
SERVIÇO
TEATRO DULCINA-Endereço: Rua Alcindo Guanabara, 17 – Centro
Dias 19 e 26 de Maio – 20h
Classificação: Livre- Ingresso: R$20,00
Duração: 70 minutos- Lotação: 436 lugares
Informações: melodramarj@gmail.com