Nathalia Timberg vive Chopin no teatro


Com direção de José Possi Neto, e piano executado ao vivo por Clara Sverner, o espetáculo ilumina, através de música e palavras, vinte anos de vida e obra do compositor.

 O projeto, idealizado por Nathalia, é a realização de um sonho, e sua primeira interpretação de um papel masculino no teatro.

CHOPIN OU O TORMENTO DO IDEAL, com direção de José Possi Neto, é um espetáculo consagrado ao pianista e compositor Frédéric Chopin (1810-1849). A cena reúne poesia e música nas atuações de Nathalia Timberg e, ao piano, Clara Sverner, uma das maiores pianistas brasileiras, indicada em 2011 ao Grammy Latino pelo disco “Chopin por Clara Sverner”, na categoria Melhor Álbum de Música Clássica.

 A montagem, idealizada por Nathalia, também tradutora do texto, já foi apresentada em São Paulo – no Teatro Porto Seguro e no SESC 24 de Maio – e nas cidades de Porto Alegre, Santa Maria, Salvador e Fortaleza.

A primeira montagem deste texto, escrito pelo ator e autor francês Philippe Etesse, estreou de 1987, no Théâtre de la Gaîté-Montparnasse, em Paris. Etesse uniu seu talento ao do pianista Erik Berchot, vencedor do prêmio Frédéric Chopin de Varsóvia (1980), para criar e levar à cena o espetáculo.

“De certa maneira, o espetáculo enfoca o período que vai desde a saída dele de Varsóvia até o final da vida. Mas o  interessante é que temos depoimentos de pessoas que conviveram com ele, que o admiravam, que entenderam desde sempre a genialidade desse artista e todas as inovações estéticas que ele propôs na música”, diz Timberg.

Partindo de recortes textuais da vida de Chopin e cartas da escritora George Sand (1804-1876), grande amor do compositor, entrelaçadas com declarações e poemas do compositor e pianista Franz Liszt (1811-1886) e dos escritores e poetas Alfred de Musset (1810-1857), Baudelaire (1821-1867), Gérard de Nerval (1808-1855) eSaint-Pol-Roux (1861-1940), o espetáculo ilumina, neste encontro de música e palavras, vinte anos da vida e da obra do compositor, criando uma possível subjetividade acerca de sua biografia com a objetividade e a poética do seu contexto histórico.  

Texto e música marcam os acontecimentos e apresentam um personagem dividido entre um cotidiano vivido às vezes dolorosamente e um ideal inatingível.

SERVIÇO : CHOPIN OU O TORMENTO DO IDEAL

ESTREIA: dia 14 de julho (sábado), às 19h30 (vendas abertas para o dia)

Teatro Maison de France – Av. Presidente Antônio Carlos, 58 – Centro / RJ Tel: (21) 2544-2533    

HORÁRIOS:  6ª a domingo, às 19h30 / INGRESSOS: R$80,00 e R$40,00 (meia) / FUNCIONAMENTO DA BILHETERIA:  3ª a domingo, a partir das 14h / VENDAS POR INTERNET: www.tudus.com.br / DURAÇÃO: 1h40  / GÊNERO: clássico  / CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA: 14 anos / CURTA TEMPORADA: até 29 de julho 

(Visited 57 times, 1 visits today)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *