TEATRO JOVEM celebra seus 20 anos !

Projeto de pesquisa e desenvolvimento de linguagem de teatro para juventude, idealizado por Tadeu Aguiar e Eduardo Bakr, já tem na bagagem mais de 4 milhões de espectadores e comemora 20 anos.

O TEATRO JOVEM faz frente às dificuldades de nossos jovens de terem acesso à cultura e do pequeno hábito brasileiro de frequentar o teatro, contribuindo, também, como um formador de plateias. Assim, aliamos diversão e reflexão em espetáculos de qualidade, que tratam de temas de interesse do jovem e que propiciam o desenvolvimento do seu olhar crítico e o amadurecimento como cidadão.

 Idealizado por Tadeu Aguiar [diretor de “Bibi, uma vida em musical”, “Quase Normal”, “Ou tudo ou Nada”, “Essa é a nossa Canção” , “4 Faces do Amor”, “Eu não posso lembrar que te amei–Dalva e Herivelto”] e por Eduardo Bakr [autor de “4 faces do Amor” e de diversos textos do projeto, indicado ao prêmio Shell, vencedor do prêmio Bibi Ferreira de melhor texto] o projeto pensa no valor da arte como instrumento de reflexão, renovando suas produções anualmente e propiciando o acesso a cultura teatral em grande parte do Brasil. Assim, o Teatro Jovem já passou por mais de 100 municípios brasileiros, tendo feito apresentações tanto em grandes teatros, quanto em lonas de circo, salões paroquiais e cinemas desativados; tanto em bairros considerados nobres, quanto em favelas e, sempre com a mesma qualidade técnica e artística, passando por teatros consagrados, centros culturais, escolas publicas e privadas e, até, pela antiga FEBEM. Diante desta trajetória e da seriedade de pesquisa e ações com as quais o projeto aborda os temas ligados à infância e juventude, o projeto conquistou o apoio institucional da UNESCO.

Para criar uma atmosfera mágica, a companhia conta com uma estrutura cenográfica, com som digital e iluminação computadorizada, entre outros equipamentos (cerca de duas toneladas de material cênico), para que possamos realizar o espetáculo, com a máxima qualidade.

Nesses 20 anos de projeto, 17 espetáculos foram dirigidos por Tadeu Aguiar e 10 foram escritos por Eduardo Bakr. Nomes como Eva Wilma, Nathalia Timberg, Suzana Faini, Sylvia Massari, Debora Olivieri e Gabriel Falcão já fizeram participações em Multimídia nos espetáculos. Na parte criativa, já participaram Barbara Heliodora, Rosa Magalhães, Luiz Armando Queiroz, Paulo Barros, Millor Fernandes, dentre outros.

Em 2018, para comemorar os 20 anos ininterruptos do projeto, o projeto levará a cena UMA COMÉDIA SEM JUÍZO, Texto original de Eduardo Bakr, com Direção de Tadeu Aguiar e Flavia Rinaldi e Coordenação Artística de Tadeu Aguiar falando da importância da cultura em nossas vidas e dos pequenos delitos cotidianos e como eles refletem sobre a base ética das relações.

UMA COMÉDIA SEM JUÍZO fala de um administrador de um teatro que recebe uma carta dizendo que o proprietário irá demolir o prédio para transformar o espaço em um estacionamento e que ele tem 60 dias para desocupar o teatro. Desesperado, ele se alia a um ator veterano, a uma jovem atriz iniciante, ao contra-regra e aos técnicos do teatro para montarem um espetáculo em os espectadores pudessem se ver e acabam escolhendo uma farsa da idade média, de autor desconhecido, chamada “A farsa do mestre Pathelin”, que fala de pessoas que querem levar vantagem sobre as outras o tempo todo. O tempo passa, mas eles não conseguem, precisam entregar a chave do teatro para ser demolido. Até que um jovem espectador (combinado previamente) interrompe o final e faz um lindo discurso revelando o quanto o teatro o transformou e, sobretudo, o quanto ele não quer (e não vai) abrir mão do teatro. Diz, ainda, que moveu uma campanha na internet que sensibilizou o proprietário e entrega um documento, firmado em cartório, que afirma que o teatro não será mais demolido.

O TEATRO JOVEM estreia UMA COMÉDIA SEM JUÍZO em 28 de junho de 2018 na Cidade das Artes com apresentações às 14:00h e às 16:00h e segue em turnê pelo Rio de Janeiro, depois para Bahia, São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná (em suas capitais e interior).Dessa forma, o TEATRO JOVEM leva cultura teatral de maneira itinerante, alcançando espectadores que tem pouco ou nenhum acesso a esta arte, contribuindo para o desenvolvimento de um olhar crítico e para formação de plateias, através de uma reflexão profícua e vai, além do teatro, apresentando um prólogo, lançando luz sobre as regras do jogo teatral e, após a apresentação, realizando um debate com os espectadores, aproximando ainda mais artistas e publico, possibilitando o acesso e fortalecendo a importância da arte na vida do cidadão.

TEATRO JOVEM

 UMA COMÉDIA SEM JUÍZO

Texto de Eduardo Bakr

Direção de Tadeu Aguiar e Flavia Rinaldi

Com Eduardo Bakr, Daruã Góes, Sergio Somene e Raphaell Alonso

Cenário de Natália Lana

Figurinos de Ney Madeira e Dani Vidal

Desenho de Luz de Rogério Wiltgen

Coordenação Artística de Tadeu Aguiar

Realização Estamos Aqui Produções Artísticas

Duração  55 minutos

Indicação Etária : a partir dos 10 anos

(Visited 110 times, 1 visits today)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *