“Um de Nós”

Um judoca iraniano (Arash) que por toda a vida enfrentou desafios pessoais e políticos em busca do sonho olímpico é o protagonista da peça “Um de nós”, de Pedro Monteiro, com direção de Joana Lebreiro, que estreou em janeiro de 2015, e que retoma aos palcos cariocas para uma temporada de um mês (às terças e quartas) no Teatro Eva Hertz, bem no Centro do Rio de Janeiro e a preços populares.Um de Nós -Pedro Monteiro

 Numa área de competição, com tatame, quimonos e bandeiras, cinco atores (Gabriela Estevão, Marcelo Dias, Jorge Neves, Ricardo Damasceno e Pedro Monteiro) interpretam uma trajetória de luta, determinação e sonho, tendo no judô a força para enfrentar todas as adversidades da vida.

Idealizador do projeto, Pedro Monteiro conta que tudo começou numa madrugada de 2007, quando pegou o controleda TV para zapear. “Parei num canal esportivo e vi um cara que tinha acabado de competir no Pan, que dizia que a luta da vida dele! – não tinha acontecido. Quando a entrevista (maravilhosa) chegou ao fim eu pensei: ‘isso pode virar teatro’”, explica.

 Ideia em mente, hora de atuar. Imbuído pela mesma determinação de Arash, o personagem na trama, o autor e ator Pedro Monteiro tornou seu objetivo realidade com ajuda dos parceiros certos. A dramaturgia é assinada pelo próprio Pedro Monteiro, Marcus Galiña e Joana Lebreiro, que também assim a direção – vencedora dos prêmios Zilka Sallaberry e CBTIJ de Teatro Infantil, ambos em 2015 pelo espetáculo “Bisa Bia, Bisa Bel”.

 Com uma poderosa trilha sonora composta por Marcelo Alonso Neves, vencedor do Prêmio Shell 2010, todo espetáculo é permeado por movimentações de judô. O cenário, minimalista e impactante, é assinado por Natalia Lana, e a iluminação é de Daniela Sanchez. A direção de movimento é de Nathália Mello e o figurino, baseado nas vestimentas do esporte, fica por conta de Roberta Pozzato

 “O objetivo é que a peça seja vista também como uma luta, numa metáfora ao papel do artista que, assim como o esportista, precisa quebrar barreiras e superar desafios. Hoje o judô é o esporte individual que mais conseguiu medalhas para o Brasil em Jogos Olímpicos e possui grande adesão entre crianças. Nada mais adequado do que falar sobre o tema em ano olímpico”, observa Pedro.

 O projeto contou desde o início com o apoio do Instituto Reação, que treinou os atores por cinco meses antes da estreia do espetáculo. O resultado dessa construção cuidadosa é visível em cena. Sobre o espetáculo, o medalhista olímpico Flávio Canto comenta: “Uma homenagem linda ao judô, ao esforço sem fim da vida de um atleta, aos valores mais nobres do esporte”.

 Tal qual um esportista, “Um de Nós” já acumula diversas conquistas. Foi vencedor do pitching do Tempo Festival 2014 e integrou o Circuito SESI Cultural de 2015. Agora em setembro, foi convidado para uma temporada no Teatro Eva Herz, da Livraria da Cultura, no Rio de Janeiro.

 “Um de Nós” traz o judô aos palcos e leva ao espectador o conhecimento de especificidades do esporte e do Irã, criando uma aproximação com estes dois universos. A partir disso, propõe uma reflexão ainda mais ampla sobre a relação do esporte com outras esferas das sociedades – culturais, políticas, religiosas e familiares.

ERVIÇO

Espetáculo: Um de Nós.

Local: Teatro Eva Hertz (Livraria Cultura)/Endereço: Rua Senador Dantas 45 – (21) 3916-2600

Reestreia: 01 de setembro, às 19h30/Temporada: 01 a 30 de setembro (terças e quartas), às 19h30.

Duração: 75 minutos./Lotação: 177 lugares

Entrada: R$ 30,00/Meia: R$ 15,00/Classificação etária: Livre

(Visited 25 times, 1 visits today)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *