Centro Cultural Light recebe a exposição “Como faz pra te dizer que sim”

A partir do dia 14 de maio, a Pequena Galeria do Centro Cultural Light recebe a exposição “Como faz pra te dizer que sim”. Nela, é refletida a condição dos corpos diante do vírus HIV. Neste aspecto, o arista Matheus Simões constrói uma poética que tem por interesse submeter nosso olhar ao sutil, ao imperceptível e velado, que condiz com a maneira em como os portadores do HIV normalmente levam sua vida: em segredo, tanto pelo preconceito a que seus corpos são submetidos, tanto por direito a manter sua condição de saúde em sigilo. 

Partindo disto o artista cria tensões visuais nas obras, que transitam entre o sensível, o sutil e o visceral, criando uma experiência expositiva potente e de grande importância para reflexão sobre o HIV, a partir de linguagens que surgem como tropos fundamentais para disseminação de informação. 

O artista propõe uma investida sem sujeitos, mas partindo de sua perspectiva pessoal e político-social sobre o vírus. Em suas obras há uma inquietação transparecida sobre as superfícies, ora de característica asséptica promovida pelo jogo branco sobre branco dos travesseiros, ora da estética vermelha sanguínea de suas gravuras, propondo uma tensão visual marcada pela fragilidade, força e sensibilidade aguda.

Serviço:

Exposição “Como faz pra te dizer que sim”

Centro Cultural Light – Pequena Galeria

Av. Marechal Floriano, 168 – centro, Rio de Janeiro

De 14 maio a 21 junho, de segunda a sexta-feira (exceto feriados), das 9h às 19h.
(Visited 8 times, 1 visits today)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *