“Recordar é viver” : SÍTIO DO PICAPAU AMARELO

Um dos grandes programas da televisão brasileira, Sítio do Picapau Amarelo é uma adaptação de Paulo Afonso Grisolli e Wilson Rocha da obra homônima de Monteiro Lobato, uma das mais originais da literatura infanto-juvenil brasileira. Com direção de Geraldo Casé e supervisão de Edwaldo Pacote, o infantil estreou como resultado de um convênio entre a TV Globo, a TV Educativa e o Ministério da Educação e Cultura.
– Em entrevistas na época da estreia do programa, Wilson Rocha, um dos redatores da série, ressaltou a tentativa de recuperar palavras e expressões favoritas de Monteiro Lobato. Para isso, o programa contava com o apoio de uma equipe especializada em linguística, ciência, educação, psicologia, pesquisa e sociologia, e a seleção do conteúdo de cada capítulo era feita pelos autores e pelo grupo de apoio pedagógico.
– Dirigido especialmente ao público infantil, o Sítio do Picapau Amarelo unia entretenimento a um conteúdo de informação e instrução, sem adotar uma linguagem didática. Os capítulos tinham cerca de 30 minutos de duração e procuravam recriar a obra de Monteiro Lobato, adaptando-a para o formato da televisão. 

As histórias criadas por Monteiro Lobato – que publicou o primeiro livro da série em 1920 – se passam no Sítio do Picapau Amarelo, onde diversos personagens vivem histórias mágicas, protagonizando aventuras inesquecíveis. No sítio, moram a esperta e sábia Dona Benta (Zilka Sallaberry); sua neta Lúcia, mais conhecida como Narizinho (Rosana Garcia/Daniele Cristina Rodrigues), e a cozinheira Tia Nastácia (Jacyra Sampaio), uma quituteira de mão-cheia. Faceira e cheia de sonhos, Narizinho tem como sua parceira fiel na hora da diversão a boneca de pano Emília (Dirce Migliaccio/Reny Oliveira), feita por Tia Nastácia. Tia Nastácia é o braço direito de Dona Benta. Conhecida por suas irresistíveis guloseimas, adora contar um causo e falar sobre suas experiências pessoais. 

Novos episódios do programa voltaram a ser gravados em 2001, mas sem grande repercussão entre o público infantil.

Relembre aqui algumas imagens desse programa que foi um grande marco na televisão brasileira e que até hoje deixa saudades !

images (3) samuel dos Santos 0,,19523933-EXH,00 3sitio_do_pica_pau_amarelo_monteiro_lobato_na_Globo 7911188374_75d7c011fa_cimages (2)images (1)

(Visited 144 times, 1 visits today)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *