Então é Natal! E Simone faz 70 anos !!!

Para os amantes da música brasileira esse 25 de dezembro terá um sabor mais que especial. Além de celebrar o nascimento do Menino Jesus, todos poderão comemorar os 70 anos de vida de uma das mais importantes intérpretes do nosso país, Simone. Com uma bela trajetória artística, a baiana, que está na estrada musical há 46 anos (!!!), pode se orgulhar de ter milhares de admiradores não somente no Brasil, mas também em países como Argentina, Portugal e Estados Unidos. Com sua voz rouca e sensual, Simone é responsável por gravações que se tornaram clássicos do nosso cancioneiro. “Yolanda”, “Começar de Novo”, “Jura Secreta” e “Sangrando” são algumas pérolas que foram eternizadas por ela. 

Nós selecionamos aqui alguns fatos marcantes na carreira de Simone, para que todos possam relembrar algumas (dentre tantas) emoções que essa baiana já nos proporcionou.

E viva SIMONE !!!

*Em março de 1982 Simone foi capa da revista Veja por conta de sua enorme popularidade. Para quem não sabe, ela foi a primeira cantora brasileira a não só lotar um ginásio (Ibirapuera), como fazer temporada, e com lotação esgotada em todas as apresentações.

*Em dezembro de 1989 a cantora realizou um de seus grandes sonhos ao ser convidada para um dueto com o rei Roberto Carlos no seu especial de fim de ano na Globo.

*O apresentador Chacrinha foi um dos grandes incentivadores da carreira de Cigarra, tendo sugerido inclusive algumas canções para Simone gravar, como por exemplo “Kalú”. Na imagem a cantora participa do especial de Natal do programa de Chacrinha, em dezembro de 1986.

*O especial “Mulher 80”, da Rede Globo, foi exibido em outubro de 1979, e contou com a participação das cantoras mais importantes do país, como Elis Regina, Fafá de Belém, Rita Lee e, logicamente, Simone.

Simone e Elis Regina cantaram juntas no especial ‘Mulher 80’.

*Simone e Zélia Duncan se conheceram por intermédio de Herminio Bello de Carvalho em 2004, e desde então não se desgrudaram. Mas o ápice da união foi quando as duas rodaram o país com o show “Amigo é casa”, que virou cd e dvd.

*A cantora que mais gravou músicas de Ivan Lins foi Simone. E dois exemplos da bela sintonia entre as canções de Ivan e a voz da baiana foram a gravação do cd (e dvd) “Baiana da Gema” e os mais recentes shows apresentados pela baiana, “Simone encontra Ivan” e “Simone canta Ivan”.

Simone e Ivan : grandes amigos.

*Em julho de 1986 Simone iniciou no Scala II, antiga casa de espetáculos do Rio, a maior temporada de sua carreira. Com casa sempre lotada, a baiana ficou em cartaz até fevereiro de 1987. Na noite de estreia Simone recebeu o aplauso de amigos como Jô Soares, Fernanda Montenegro, Sidney Magal, Vera Fischer, Maitê Proença, Cazuza, Jorge Fernando, Ney Matogrosso e Marília Pêra.

Hildegard Angel publica nota falando da estreia de Simone no Scala II.

*Amante do samba, Simone gravou em 1996 um álbum só com músicas de Martinho da Vila. Sucesso de crítica e público e um dos álbuns mais elogiados de sua carreira.

Simone em “Café com Leite” : canções de Martinho e novo visual.

*O dueto com Cazuza foi o momento de maior emoção do especial “Uma Prova de Amor”, produzido pela Globo em 1989.(veja vídeo no final da matéria)

*Em 2005, no Teatro João Caetano (RJ), Simone grava seu primeiro dvd. No show ela contou com as participações de Ivan Lins, Milton Nascimento e Zélia Duncan.

*Foi em 1995 que Simone deu um dos passos mais ousados de sua carreira. Gravou o álbum “25 de Dezembro”, só com clássicas canções de Natal. O que não era comum no mercado fonográfico acabou sendo copiado por outros nomes da música, como Ivan Lins, Fábio Jr., a dupla Chitãozinho & Xororó e o grupo Roupa Nova. O saldo para Simone foi mais que positivo, pois o disco (e posteriormente cd) foi o mais vendido de toda a sua carreira.

“25 de Dezembro” foi um recorde de vendas.

*reportagem : Léo Uliana

(Visited 409 times, 1 visits today)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *