Laura Finocchiaro apresenta “Princesinha Devorada” no Parque das Ruínas (0800!!!)

“Estou de volta do futuro e do passado”. A frase, extraída de uma de suas canções (das muitas em parceria com a poeta Leca Machado) diz muito sobre Laura Finocchiaro. O verso em questão traduz o espírito inovador dessa artista, uma das mais interessantes do país. Laura nunca teve medo do futuro. Irrequieta como ela só, foi pioneira em muitos quesitos (e momentos) da cena musical brasileira. Talvez o seu principal mérito esteja na fusão da sua música com a eletrônica, algo até então inimaginável na cena pop e só abraçado por outras cantoras de sua geração dos anos 1990 em diante. Mas há outros predicados que fazem dela única. Um exemplo?

Quando direitos LGBT ainda eram um tabu por aqui, ela compôs, juntamente com o poeta Glauco Mattoso, o “Hino à Diversidade”. A parceria tinha como bandeira o respeito às diferenças ligadas à sexualidade e foi lançada na Parada do Orgulho LGBT de São Paulo, em 2001 – e cantada por ninguém menos do que Elza Soares.

Nos últimos anos, um aspecto chama atenção na sua criação musical: seu olhar crítico sobre questões sócio-políticas do país e do planeta. Isso fica evidente no CD “Copy-paste – Música orgânica”, de 2013. Essa verve mantém-se viva no novo show da artista, “Princesinha devorada”, que ela apresenta, dia 26 de outubro, às 17h, em apresentação gratuita no Parque das Ruínas, em Santa Teresa. A princesinha em questão é a cidade do Rio de Janeiro, onde a artista reside atualmente, e cuja população (sobretudo a das classes menos favorecidas) está abandonada pelo poder público e entregue à própria sorte. A canção-título, parceria com o poeta José Caminha e com o músico Artur Rodrigues, é o novo single da artista.

Serviço:
Show Princesinha Devorada

Músicos: Laura Finocchiaro (voz, guitarra, ukulelê e beats eletrônicos), Artur Rodrigues (flauta) e Tamara Jansen (baixo)

Única apresentação: dia 26 de outubro, sábado
Hora: 17h
Local: Parque das Ruínas (Rua Murtinho Nobre, 169, Santa Teresa. Tels: 2215-0621 ou 2224-3922)
Entrada franca

Classificação: Livre

(Visited 79 times, 1 visits today)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *