“455 Macbeth” no Castelinho do Flamengo

Com estreia no dia 13/01 às 19hs, “455 Macbeth” apresenta uma dramaturgia condensada de “Macbeth”. A trama principal da tragédia é narrada através de cenas escolhidas, e encenada com direção de Adriana Maia, que cria, juntamente com elenco de 14 atores e atrizes, uma performance itinerante pelos cômodos do Castelinho do Flamengo.

A performance inicia-se na área externa, onde um fictício grupo teatral – “os melhores atores do mundo” – reúne-se para contar a tenebrosa história do Rei Macbeth. Após o prólogo, os espectadores são convidados a entrar no Castelo, cenário do restante da peça. A ideia de encenar “Macbeth” surgiu em 2019, ano comemorativo dos 455 anos do nascimento de Will Shakespeare.

Pensando na data, o Grupo Shakespeare, coletivo de artistas cariocas, que se reúne regularmente para estudar e pesquisar as obras deste autor, preparou uma performance cênica – “455 Macbeth”, que foi apresentada em duas sessões para convidados na Casa Baukurs. A peça itinerante, que o público irá assistir a partir e 13 de janeiro, é a continuidade deste trabalho , agora “455 Macbeth” encontra seu espaço ideal, o Castelinho do Flamengo.

A diretora Adriana Maia comenta sobre este, que é considerado um dos melhores textos de William Shakespeare: “Macbeth é uma peça que aborda as dimensões do mal espiritual; é uma visão sombria do encontro de um homem com os poderes soturnos que existem dentro e fora de si mesmo. Macbeth tem que se confrontar com a tentação de cometer um crime que ele sabe que é monstruoso, sabe que a ideia ultrapassa todos os limites da ética e da moralidade humanas, mas ainda assim prossegue dando asas ao seu plano macabro. Está sempre consciente de todos os seus atos, possui livre arbítrio, aceita a responsabilidade pessoal por suas escolhas, desvelando diante do espectador uma angustiante narrativa sobre a falha humana.”

Serviço: 455 Macbeth

Local: Castelinho do Flamengo (Centro Cultural Municipal Oduvaldo Vianna Filho)

Endereço: Praia do Flamengo, 158 – Flamengo Telefones: (21) 2205.0655 / (21) 2205.0276

Temporada: 13/01 a 11/02 sempre às 19hs

Duração: 90minutos

Classificação indicativa: 14 anos

Ingressos: R$ 40,00 (inteira) e R$ 20,00 (meia)

Ingressos à venda no local, nos dias das sessões, a partir das 18hs. Aceita dinheiro e cartão de débito.

Vendas online www.sympla.com.br

Ficha Técnica

Texto William Shakespeare Dramaturgia e textos adicionais Xando Graça

Direção Adriana Maia

Direção Musical Quito Pedrosa

Direção de Movimento Sueli Guerra

Iluminação Anderson Ratto

Cenografia e Figurinos Grupo Shakespeare

Elenco : Ana Luisa Marques, Caroline Bezerra, Clarissa Waldeck, Dadá Maia, Francisco Taunay, Gabriel Flores, Gilberto Góes, João Antonio Santucci, Luis Fernando Medeiros, Luiza Narcizo, Marcela Lopes, Pamela Alves, Paula Louzeiro, Stefania Corteletti, Xando Graça.

(Visited 26 times, 1 visits today)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *