“Adorável Garoto” de volta ao RJ e de graça !!!

AdoravelGaroto_Peca_PapricaFotografia_00087

Depois de temporadas de sucesso de crítica e público em 2014 no Rio (Espaço SESC e Solar de Botafogo) e em São Paulo (Teatro Nair Bello), “Adorável Garoto” (“Beautiful Child”), texto do celebrado dramaturgo norteamericano Nicky Silver (autor de “Pterodátilos”, “Os Altruístas”, “Homens gordos de saia”, “Criados em Cativeiro”, peças encenadas no Brasil), volta à cena para curta temporada em setembro no Espaço Furnas Cultural. A direção é de Maria Maya, e no elenco estão Isabel Cavalcanti, Leonardo Franco, Mabel Cezar, Michel Blois e Raquel Rocha.

 Nascido na Filadélfia em 1960, Nicky Silver é considerado atualmente um dos mais produtivos e talentosos escritores de Nova York, e eventualmente comparado aos dramaturgos Eugène Ionesco (1909-1994) e Edward Albee (1928) por seu “realismo absurdo”. Suas obras navegam com a mesma desenvoltura pelo drama, pela comédia e pela farsa para tratar de temas universais – famílias disfuncionais, a sexualidade em suas variadas inclinações, desagregação, solidão. Desde o início dos anos 1980, os seus textos vem dominando os teatros novaiorquinos com grande impacto e sucesso.

 Não sei se o humor é uma forma, uma arma ou um instrumento que nos leva a resolver as coisas, mas acho que é a única ferramenta que nós, como seres humanos, temos para sobreviver. Eu não sei se o humor torna as coisas melhores, mas acho que as torna mais toleráveis, suportáveis. E essa é apenas a minha natureza de ver as coisas. É uma das ferramentas que temos para levar a vida adiante.”, afirmou o autor numa entrevista concedida ao jornal O Globo em 2011.

 Encenada pela primeira vez em 2004, há exatos dez anos, no circuito off-Broadway, “Adorável Garoto” é um texto profundo e perturbador, e ao mesmo tempo repleto de situações cômicas e inusitadas. No início da ação, está mais presente o humor ferino peculiar de Silver, que extrai dos diálogos cotidianos o ridículo que habita em cada personagem. No decorrer, a trama mergulha em águas mais densas, expondo cada vez mais as fragilidades e o desespero dos personagens, que culminam num desfecho surpreendente. Como num quebra-cabeça, aos poucos Silver conduz o espectador a testemunhara autópsia dos sentimentos e relações que envolvem os personagens.

ÚNICAS APRESENTAÇÕES: dias 12, 13, 19 e 20 de setembro

LOCAL: Espaço Furnas Cultural – Rua Real Grandeza, 219 – Botafogo Tel: 21 2528-5166 (2ª a 6ª das 9h às 17h)

HORÁRIOS: sábado às 20h e domingo às 19h / Ingressos: ENTRADA FRANCA (os ingressos serão distribuídos a partir das 14h dos dias de espetáculo, sendo 1 (um) ingresso por pessoa) / DURAÇÃO: 90 min  / CLASSIFICAÇÃO ETÁRIA: 16 anos

(Visited 23 times, 1 visits today)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *