Clássico de Jorge Amado, ‘Capitães de Areia” ganha montagem revigorada

capitães

Com uma carreira de sucesso o romance CAPITÃES DA AREIA, de Jorge Amado, é hoje uma das obras mais apreciadas pelos seus leitores, tanto no Brasil quanto no exterior. Publicado em 1937,ele marcou época na vida literária brasileira. A partir de então, sucederam-se as edições, nacionais e em nove idiomas estrangeiros, e as adaptações para teatro, rádio, televisão e cinema. Verdadeiro relato sobre a vida dos meninos abandonados nas ruas de Salvador, Jorge Amado a descreve em páginas carregadas de uma beleza, dramaticidade e humor poucas vezes igualados na literatura brasileira. Como não tocar num assunto como esse ainda tão atual nos dias de hoje? Hoje estamos nós ainda discutindo a intolerância religiosa, a maioridade penal, o descaso das autoridades…

A adaptação musical para o teatro, sem perder o caráter crítico social do livro, narra a história de forma romântica, bem humorada e cheia de aventuras de nove garotos e uma menina, além de outros personagens fundamentais. Em “CAPITÃES DA AREIA – O MUSICAL”, seus pequeninos heróis estão em busca de algo que os faça transcender a condição em que vivem. Para isso os nove garotos contam com a ajuda do Padre José Pedro, vivido pelo consagrado Wagner Trindade (que volta aos palcos após uma temporada bem sucedida da peça “O Tombo”), do casal Sr. Raul e D. Éster que acolhem um dos meninos como filho, da mãe de santo Dona’Aninha que cuida de todos, do dono de um carrossel que lhes dá emprego e a oportunidade para que, apesar da precocidade, os Capitães da Areia demonstrem traços infantis muito fortes. A encenação proposta pela direção é uma plasticidade realizada pelo ATOR. Com um palco nu, treze atores interpretam 40 personagens importantes dentro da dramaturgia musical; cantando, dançando e executando as músicas originais compostas especialmente para este espetáculo. Apesar de narrar a situação de meninos desamparados, o texto termina de forma positiva, pois Jorge Amado concentra no personagem Pedro Bala toda sua crença na força do homem, em seu poder para modificar o destino, não só lhe chamando a atenção para as mazelas sociais, como também lhe indicando o caminho da redenção.

A temporada da peça que estreia nesta sexta-feira (dia 21) segue somente até o dia 30 de agosto no Teatro Municipal de Niterói, portanto já se programem com antecedência porque a disputa vai ser grande.

*imprimindo o flyer abaixo vocês pagam somente 30,00 na entrada.

flyer

 

SERVIÇO

Local: TEATRO MUNICIPAL DE NITÉROI -Rua XV de Novembro, 35 – Centro – Niterói – RJ -Tel. (21) 2620.1624

Datas: de 21 a 30 de agosto de 2015 sextas e sábados às 20h. domingos às 19h. (OBS: matinês extras nos dias 29 e 30 – sábado e domingo – às 16h)

Duração: 90min.

Ingressos: 40,00 (inteira), 20,00 (meia)

Classificação etária: aconselhável para maiores de 14 anos

(Visited 230 times, 1 visits today)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *