“Folhas de Vidro” fala sobre a manipulação da verdade

“Como a tentativa de assimilar um trauma pode modificar a história que uma família conta de si mesma?” 

A pergunta vem a reboque de FOLHAS DE VIDRO, peça do aclamado dramaturgo britânico Philip Ridley, inédita no Brasil, que estreia dia 03 de outubro no Teatro Poeira. A direção é de Michel Blois em parceria com Alexandre Varella. No elenco, o próprio Alexandre,Thiago Magalhães, Cecilia Hoeltz, e como atriz convidada Carla Ribas (a premiada protagonista do longa “A Casa de Alice”, de Chico Teixeira). 

A peça trata da questão política da manipulação da verdade, através da história de uma família que tenta a todo custo sobreviver e dar sentido à sua existência depois da morte do patriarca, ocorrida há muitos anos.  

Em toda história de família, bons modos e atos gentis por vezes escondem violências latentes. Violências não necessariamente físicas, que se expressam na deturpação de memórias, nas palavras ditas – e também nas não ditas – e nos olhares.  Com FOLHAS DE VIDRO não é diferente. Na peça, há um tipo específico de assassinato que ocorre em maior ou menor grau em todas as famílias: o assassinato da verdade, em nome da manutenção de uma realidade inventada que lhes soa mais reconfortante.  

Aqui, um segredo entre dois irmãos, guardado por anos, insiste em emergir, para o incômodo de todos. Atormentados pelas lembranças, os personagens estão em constante embate na tentativa de impor suas verdades e versões. E assim como nas nações, a história das famílias é escrita pelos vencedores.  

A peça levanta temáticas contemporâneas relevantes como: a relativização da verdade; a manipulação do outro através da intimidade familiar; a memória como um terreno de ficção passível de subversão; a importância da manutenção da ética num plano familiar para que isso se reflita num plano coletivo social. 

SERVIÇO

ESTREIA: dia 03 de outubro (5ªf), às 21h

LOCAL: Teatro Poeira- Rua São João Batista, 108, Botafogo   Tel: 21 2537-8053

HORÁRIOS: 5ª a sab às 21h e dom às 19h / INGRESSOS: R$60 E R$30 (meia) / vendas online: https://www.tudus.com.br/categoria/teatrosou http://www.teatropoeira.com.br/ horário bilheteria: 3ª a sab, das 15h às 21h, e dom das 15h às 19h / DURAÇÃO: 120 min / CAPACIDADE: 130 espectadores / CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA: 14 anos / GÊNERO: drama / TEMPORADA: até 03 de novembro 

 

FICHA TÉCNICA   

Texto: Philip Ridley

Direção: Michel Blois e Alexandre Varella

Tradução: Thiago Magalhães, Katia Varella e Alexandre Varella

Elenco: Alexandre Varella, Thiago Magalhães, Cecilia Hoeltz e Carla Ribas (atriz convidada)

Cenografia: Elsa Romero

Figurinos: Ticiana Passos

Direção Musical: Marcello H.

Iluminação: Fernanda Mantovani 

Fotógrafo: Alvaro Riveros

Filmagem: Zeca Richa, Emilze Junqueira e Douglas Vergueiro

Edição: Thiago Magalhães

Design Gráfico: Caramurú Baumgartner

Direção de Produção: Alexandre Varella

Assistente de Direção de Produção: Thiago Magalhães 

Produção Executiva: Marina Trindade

Assistente de Produção: Emilze Junqueira

Redes Sociais: Paola Fusco e Thiago Magalhães

Idealização: Alexandre Varella

Realização: Tchitchos Produções Artísticas e Varella Produções Artísticas

Assessoria de Imprensa: JSPontes Comunicação – João Pontes e Stella Stephany

(Visited 93 times, 1 visits today)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *