Rodrigo França volta aos palcos com “Eu Sou um Hamlet”

Dirigida por Fernando Philbert, a montagem reflete as relações e condições da humanidade, tendo sua abordagem potencializada através dos questionamentos da realidade feitas por um homem negro.

Após interpretar Martin Luther King Jr. no teatro, Rodrigo França retorna cinco anos depois à ribalta no mesmo teatro e em novo papel de peso. O monólogo “Eu sou um Hamlet” estreia dia 13 de junho, às 19h, no Teatro Firjan SESI Centro, sob direção de Fernando Philbert e com França na pele do clássico personagem conflituoso de William Shakespeare. Se valendo da tradução realizada por Aderbal Freire-Filho, Wagner Moura e Barbara Harrington para o texto do bardo, a adaptação foi escrita por Jonathan Raymundo, Philbert e França – os dois últimos retomando a parceria iniciada no espetáculo “Contos Negreiros”.

Utilizando as falas de Hamlet, a montagem coloca um espelho diante do mundo e reflete este tempo violento e pleno de segregações. Assim, nos evoca questionamentos acerca da sociedade de hoje, das relações humanas e da sua própria condição de humanidade enquanto homem negro no Brasil em sua jornada de autoconhecimento. Uma das primeiras dramaturgias do ocidente que busca refletir a humanidade, a peça amplia os seus dilemas a partir de um ator negro em sua encenação. A proposta é trazer essa consciência da realidade ao personagem. Ser ou não ser? Estar consciente ou não?

“Pensamos em fazer um Hamlet com um recorte sobre o racismo e o pensamento sobre o homem comum diante desta sociedade que ameaça os direitos e liberdades. Apresentamos um Hamlet que observa a tensão do mundo e quer entender como se chegou a isto. ‘Hamlet’ é a peça que lança o ser humano como objeto de pensamento ao refletir sobre o que pode aguentar diante do mundo e suas engrenagens que esmagam uma pessoa negra, LGBT, pobre, que luta por justiça que deseja ir de encontro às regras sociais que privilegiam o poder. Em nossa montagem Rodrigo pensa e busca entender o que está em sua volta e, nesta batalha solitária, as vozes dos ancestrais lhe traz coragem para seguir e desafiar os augúrios”, antecipa Philbert.

Para Rodrigo, estar à frente desta montagem é importante, sobretudo, para poder mostrar que os artistas negros podem fazer qualquer personagem. “E é incrível pegar este texto, que reflete o ser humano, e colocar no corpo e na voz de um ator negro. A peça respeita a obra de Shakespeare e, mesmo assim, sugere outros lugares que ainda não foram mostrados. Porque amor, ódio, fúria e vingança são pautas universais, mas que diferem pela subjetividade que cada grupo propicia. Tais sensações são naturais, mas como se sente é construído socialmente. Este homem negro buscando descobrir quem matou seu amado pai vai para outro contexto”, reflete França.

SERVIÇO:

EU SOU UM HAMLET – @eusouumhamlet

Temporada: 13 de junho a 14 de julho

Dias da semana: Quinta-feira e Sexta-feira às 19h; Sábado e Domingo às 18h

Ingressos: R$ 40 (inteira) / R$ 20 (meia-entrada)

Link de vendas: https://bileto.sympla.com.br/event/94347

Local: Teatro Firjan Sesi Centro

Endereço: Av. Graça Aranha, nº 1 – Centro

Informações: (21) 2563-4163

Classificação Indicativa: 12 anos

Duração: 65 minutos

FICHA TÉCNICA:

Dramaturgia: William Shakespeare

Tradução: Aderbal Freire-Filho, Barbara Harrington e Wagner Moura

Adaptação: Fernando Philbert, Jonathan Raymundo e Rodrigo França

Direção: Fernando Philbert

Elenco: Rodrigo França

Assistente de Direção: Jonathan Raymundo

Trilha Sonora Original: Dani Nega

Cenografia: Natália Lana

Assistente de Cenografia: Alessandra Rodrigues

Cenotécnico: André Salles

Iluminação: Pedro Carneiro

Figurino: Rodrigo Barros

Assistente de Figurino: Layza Dias

Preparação de Elenco: Kennedy Lima

Coreografia: Valéria Monã

Pesquisa Yorubá: Gui Leal

Preparação Física: Bia Black

Assessoria de Imprensa: Marrom Glacê Comunicação – Gisele Machado e Bruno Morais

Fotos: Márcio Farias

Videomaker: Felipe Franquim

Designer: Andreas Sartori

Direção de Produção: Núria Kiffen

Produtores Associados: Fernando Philbert e Rodrigo França

Realização: Diverso Cultura e Desenvolvimento, Mar Aberto Produções Artísticas e Orí Conhecimentos

(Visited 24 times, 1 visits today)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *