Zahy Tentehar estreia o solo “Azira’i”, com memórias de sua mãe, a primeira mulher pajé de sua reserva indígena

Dirigido por Denise Stutz e Duda Rios e produzido pela Sarau Cultura Brasileira, espetáculo traz uma narrativa biográfica da atriz e fica em cartaz de 12 de outubro a 5 de novembro de 2023 no Centro Cultural Banco do Brasil (RJ)

Fotografia de Leo Aversa leo@leoaversa.com

“Azira’i” é, antes de tudo, um espetáculo sobre a relação entre uma filha e sua mãe. Com a dramaturgia construída a partir das memórias da atriz Zahy Tentehar, este solo autobiográfico vai justamente resgatar a sua vivência com a mãe, Azira’i, a primeira mulher pajé da reserva indígena de Cana Brava, no Maranhão, onde ambas nasceram.

Azira’i foi uma mulher muito sábia e herdeira de saberes ancestrais, com vasto conhecimento sobre o mundo espiritual. Como pajé suprema, ela usava três ferramentas tecnológicas para curar: as plantas, a mão e o canto. Ao gerar e criar Zahy nesta mesma aldeia, deixou para ela seu legado espiritual.

Ao longo da jornada como artista, Zahy fez do canto uma de suas expressões, o que poderá ser visto no espetáculo, em que ela cantará lamentos ensinados por sua mãe e canções originais compostas por ela com Duda Rios sob a direção musical de Elísio Freitas, produtor responsável pelo premiado álbum ‘Nordeste Ficção’, de Juliana Linhares, que também divide a autoria de algumas composições com a atriz e o diretor.

É neste verdadeiro ‘musical de memórias’ que se apresentam Azira’i e Zahy, mãe e filha, mulheres nucleares, distintas, diversas e espelhadas: 

‘Eu sou a filha caçula da minha mãe. A nossa relação, como muitas de nossos brasis, foi diversa: cheia de semelhanças e diferenças, com muitos afetos e composições importantes para nossa trajetória. A presença de minha mãe é tão viva, que a nossa relação se faz continuamente importante. Quando pensei em trazê-la ao teatro, não foi para falar apenas dos meus sentimentos, foi para dialogarmos nossos reflexos enquanto sujeitos coletivos. Gosto de nos ver, humanos, como espelhos, pois nossas histórias se entrelaçam e se compõem’, analisa Zahy.

SERVIÇO : Espetáculo Azira’i

Temporada: de 12 de outubro a 05 de novembro de 2023
Dias e horário: Quarta a sábado, às 19h, e domingo, às 18h
Local: Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) – Teatro 1
Endereço: Rua Primeiro de Março, 66 – Centro , Rio de Janeiro– RJ
Informações: (21) 3808-2020 | ccbbrio@bb.com.br
Ingressos: R$30,00 (inteira) e R$ 15,00 (meia)
Sessão gratuita no dia 12 de outubro
Estudantes, maiores de 65 anos e Clientes Ourocard pagam meia-entrada
Ingressos na bilheteria física: de quarta a segunda, das 9h às 20h e no site bb.com.br/cultura
Capacidade Teatro 1: 170 lugares
Classificação: 12 anos
Duração: 90 minutos

AZIRA’I

Um solo de Zahy Tentehar

Dramaturgia: Zahy Tentehar e Duda Rios
Direção: Denise Stutz e Duda Rios

Direção de arte e design gráfico: Batman Zavareze
Figurinos: Carol Lobato
Iluminação: Ana Luzia de Simoni
Trilha sonora: Elísio Freitas

Produção: Sarau Cultura Brasileira.

(Visited 88 times, 1 visits today)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *