Celebrando o Dia das Crianças, Caixa Cultural e Cia Pia Fraus trazem o projeto “Gigantes no Palco” para o Rio de Janeiro

Comemorando o mês das crianças, entre os dias 10 e 12 de outubro, a Cia teatral Pia Fraus e a Caixa Cultural trazem para o Rio de Janeiro o espetáculo Gigantes no Palco, que reúne a apresentação de três peças: Bichos do Brasil, Gigantes de Ar e Gigantes Modernistas. As apresentações serão realizadas no Teatro Nelson Rodrigues, no Centro do Rio, e a primeira delas é Bichos do Brasil, no dia 10 de outubro, às 17 horas. Seguindo as apresentações, no dia 11 de outubro é a vez de Gigantes do Ar, também às 17 horas e, no Dia das Crianças, serão duas apresentações de Gigantes Modernistas, às 11 e às 17 horas. 

O espetáculo Bichos do Brasil tem o objetivo de mostrar a riqueza da fauna brasileira através de recursos plásticos. Pautado nos bonecos, na música e na coreografia, a peça procura criar o ambiente da mata sem exigir um comportamento humano de seus personagens. As fábulas, nas quais os bichos simbolizam as virtudes e vícios humanos, são deixadas de lado, buscando-se atenção às influências que as mesmas exerceram na cultura popular. A produção acaba por fazer uma reverência aos bichos brasileiros, onde sua humanização não faz com que o público pressuponha um final moral. 

“É comum falar que as crianças da cidade pouco conhecem os bichos do campo. Além disso, diversas imagens de bichos nos são apresentadas formando um imaginário muitas vezes artificial, distante da fauna do país. A mídia, o comércio e até mesmo, educadores se deixam levar por imagens de bichos da fazenda ou desenhos que nem sempre correspondem aos bichos que vivem em nossas matas. Se, atualmente, enfrentamos a extinção de fato de alguns deles, não podemos deixar que muitos, que felizmente estão longe disso, acabem sofrendo uma extinção dentro do imaginário popular”, pontua Beto Andreetta, diretor artístico da Companhia.

O espetáculo já fez 11 temporadas em São Paulo, duas na China, em 2019, e uma na Índia, em 2020. Todos os bonecos são feitos a partir de materiais naturais e as formas são estabelecidas por cabaças que ganham tratamentos e cores diversas, buscando dar uma abordagem contemporânea a elementos rústicos. “É a retomada da Pia Fraus às suas origens, fundamentada em temas, formas e pensamentos que formaram a companhia”, acrescenta Beto Andreetta. 

Um espetáculo de rua que reúne diversos “sketches”, inspiradas nas  apresentações populares de circo-teatro e nos animais de circo e seus amestradores, onde se reúnem palhaços, bailarinos e bonecos infláveis gigantes, em uma atmosfera de humor e poesia circense: esse é o cenário de Gigantes do Ar, que será apresentado no dia 11 de outubro. 

A Pia Fraus é um dos principais grupos de teatro e circo em atuação no país. Em seus 38 anos de existência já se apresentou em mais de 25 países além de diversos estados brasileiros, sendo reconhecida com diversos prêmios nacionais e internacionais. No Gigantes do Ar, a Cia traz para o palco um elefante azul inflável de cinco metros de altura,três girafas infláveis, leões e um casal de cangurus como atrações do espetáculo, formando um verdadeiro “circo“ a céu aberto.

Encerrando as apresentações do Dia das Crianças, no dia 12 é a vez de Gigantes Modernistas que difunde e populariza as obras de vários artistas plásticos participantes do Movimento Modernista, como Tarsila do Amaral, Di Cavalcanti, Anita Malfatti e Cândido Portinari. A montagem, escrita e dirigida por Beto Andreetta, utiliza infláveis e bonecos de grandes proporções. Cinco artistas – atores, bailarinos e manipuladores – participam da produção, dando vida à obras desses artistas icônicos, com diferentes técnicas de manipulação de bonecos, somadas à fusão de linguagens característica da Cia. Pia Fraus. 

“Em prosseguimento à linha de inovações de outros espetáculos da companhia, como Bichos do Brasil, Gigantes de Ar e Navegadores, a montagem combina elementos de apresentação teatral e exposição performática. Sua estreia se deu no ano de 2022, através do Prêmio Zé Renato da cidade de São Paulo, onde circulou por 20 parques municipais da cidade gratuitamente. O espetáculo também fez parte de diversas programações do SESC e programações de comemoração ao 100 do modernismo no Brasil”, explica Beto Andreetta.

Além disso, o dia 12 contará com a oficina de criação de bonecos com material reciclável, das 15 às 16 horas. A atividade é gratuita, para pessoas acima dos 5 anos de idade, e, ao todo, serão 50 vagas. Porém, para participar, é preciso fazer a inscrição prévia pelo email producao@piafraus.com.br

Serviço:

Espetáculo: Gigantes no Palco, com Pia Fraus

Local: CAIXA Cultural Rio de Janeiro – Teatro Nelson Rodrigues

Avenida República do Paraguai, 230 Centro. Rio de Janeiro/RJ

Data: 10 a 12 de outubro de 2023

Horário: Dias 10 e 11/10, às 17h /  Dia 12/10, às 11h e 17h

Ingressos: Entrada gratuita – sujeita a lotação da sala

Bilheteria: retirada de ingressos a partir de 1h antes de cada apresentação

Classificação indicativa: Livre

Capacidade: 409 lugares (4 para cadeirantes)

Acesso para pessoas com deficiência

Informações: (21) 3509-9621 | www.caixacultural.gov.br

(Visited 11 times, 1 visits today)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *