(vídeo) A potência de Samuel de Assis no solo “E Vocês, Quem São?”

Definido por Samuel de Assis como um texto forte, reflexivo e agressivo, para reverberar na cabeça de todos, o espetáculo “E Vocês, Quem São” nasceu de um desabafo. “Eu pedi um texto ao Jonathan (Raymundo) e ele me mandou a primeira versão em três horas. Acho que tudo já estava na cabeça dele e ele derramou o texto na tela. Então, peguei o texto proseado dele e fiz um trabalho de dramaturgismo para criar uma história. Como eu não sabia se isso ia dar certo, fiquei receoso de chamar alguém para dirigir, por isso todo o processo de ensaio fiz em frente ao espelho”, conta.

O solo, em cartaz no Teatro Gláucio Gill (RJ), parte de alguns questionamentos recorrentes e debates bem atuais sobre raça, gênero, classe e outros temas fundamentais, como “O que é lugar de fala?”, “Quem detém o direito de construir a narrativa verdadeira sobre a realidade?” e “Qual é o valor da vida?”.

“É um relato do que precisamos, infelizmente, mais do que nunca, falar. É um desabafo de dor, desespero, de basta e de liberdade. É um questionamento para aqueles que nunca foram questionados: os brancos! Nós, negros, ainda precisamos gritar pra eles: E vocês, quem são? O que merecem? Eu espero que a peça faça com que eles comecem a se perguntar!”, revela Samuel.

“Costumo dizer que esse espetáculo mudou minha vida, porque ele me ensinou muita coisa. Sou um homem preto que foi criado no mundo branco. Eu me reconheci, me aceitei e passei a reconhecer o mundo com um olhar de um homem preto já na vida adulta. Só aí comecei a entender de verdade o mundo real e comecei a lutar. E eu acredito que sou um homem melhor e mais forte depois desse espetáculo, que é feito pra todo mundo – pra quem é branco, preto, amarelo e quem está vivo”, reflete o ator e diretor.

Essa semana nós visitamos os bastidores do espetáculo, em Copacabana, onde a peça fica em cartaz somente até 26 de novembro (domingo!). Samuel de Assis nos recebeu para um bate-papo, e falou sobre a satisfação de mostrar ao público um espetáculo de tamanha densidade. O ator, que esse ano protagonizou o sucesso televisivo “Vai na Fé” (na Rede Globo), contou que sua vida deu uma guinada esse ano, mas que seus pés estão firmes no chão, sem o deslumbre que a fama poderia lhe trazer.

Com vocês, Samuel de Assis! (vídeo abaixo/e após o vídeo, serviço completo do espetáculo)

E VOCÊS, QUEM SÃO?

Teatro Glaucio Gill / Praça Cardeal Arcoverde, s/n – Copacabana, Rio de Janeiro
– Sábado, 25/11, às 20h
– Domingo, 26/11, às 19h

INGRESSOS

https://funarj.eleventickets.com/?fbclid=PAAaYk36mMW85yfgWlSrb0JJsDDmWgPeTlCNV13qwbTHuQaEcA8cYsEUyFAYw%23%21%2Fapresentacao%2Fdf0181f85cd71e320d37861b069d3bd1b4c646bb%23%21%2Fevento%2Fbeabb69402299f72e26268ef1ca24bde7f6e1821#!/evento/beabb69402299f72e26268ef1ca24bde7f6e1821

Reportagem e imagens : Léo Uliana

Instagram “Dez Minutos de Arte : @10minutosdearte

(Visited 26 times, 1 visits today)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *