Black Film Festival terá sua primeira edição em Salvador
LANÇAMENTO SERÁ REALIZADO EM EVENTO MARCADO PARA 05 DE DEZEMBRO, NA CAPITAL BAIANA
Salvador, Bahia, 27 de novembro de 2019 – Após 15 anos divulgando a diversidade dentro e fora das telas ao redor do mundo, Fabienne Colas – nomeada uma das 100 mulheres mais poderosas do Canadá e fundadora de oito festivais de sucesso no Canadá, nos Estados Unidos e no Haiti – anuncia com orgulho sua associação à Giros Filmes, por meio da Zaza Produções, para trazer o Black Film Festival para o Brasil. O festival será realizado na capital baiana, Salvador, cidade que abriga uma das maiores populações negras fora da África, em novembro de 2020.
Representantes da mídia e público geral estão convidados para participar do lançamento da 1ª edição do Salvador Black Film Festival (SBFF), que acontece em 5 de dezembro, às 17h, no Espaço Cultural Barroquinha, no Templo Afro-Brasileiro. O evento contará com as presenças do prefeito de Salvador, Antônio Carlos Magalhães Neto, e do Secretário de Cultura e Turismo da cidade, Claudio Tinoco Melo.
O Salvador Black Film Festival é uma realização da Giros Filmes e da Zaza Produções, com apoio institucional da Prefeitura de Salvador. O evento é filiado aos festivais de cinema negro canadenses da Fabienne Colas Foundation – que engloba o Montreal Intl Black Film Festival, o Toronto Black Film Festival e o Halifax Black Film Festival. Apelidada de “Rainha dos Festivais”, Fabienne e sua equipe possuem mais de duas décadas de experiência e sucesso em festivais. A parceria entre a produtora Zaza e a Giros Filmes reunirá uma equipe com experiência única para construir e desenvolver um festival de sucesso, enquanto posiciona Salvador no circuito de festivais.
“A importância de sediar o BFF em Salvador é conectar esta cidade – com uma das maiores populações negras fora da África – ao cenário internacional do audiovisual. Também ajudará a fortalecer a indústria audiovisual identitária e poderosa do Brasil, melhorando sua cadeia de produção e gerando riqueza. Na terra natal do maior cineasta brasileiro, Glauber Rocha, o festival também será um importante canal para mostrar a história e a cultura de nosso país para o resto do mundo”, diz Maurício Magalhães, cofundador do SBFF e CEO da Giros Filmes.
“É uma honra trabalhar em parceria com a Giros Filmes para divulgar a importante mensagem de diversidade e inclusão em Salvador, na Bahia! Estamos ansiosos para fornecer uma potente plataforma para artistas sub-representados, enquanto alavancamos a força do cinema como provocador de mudanças sociais positivas e de forte impacto econômico”, afirma Fabienne Colas, cofundadora da SBFF e Presidente e Fundadora da Zaza Produções e da Fundação Fabienne Colas.
Quando: quinta-feira, 5 de dezembro de 2019 às 17:00
Onde: Espaço Cultural Barroquinha, Templo Afro-Brasileiro – Centro Histórico de Salvador