Caravana RJ Criativo agita Campos dos Goytacazes
Maior município do estado, Campos dos Goytacazes recebe nos dias 30 e 31 de outubro e 1° de novembro a Caravana RJ Criativo
Programa do Governo tem o objetivo de estimular a economia criativa local com oficinas que vão transformar ideias em novos modelos de negócio
Com uma população estimada em 507.548 pessoas, segundo dados do IBGE, e com uma área total de 4.026,70 quilômetros quadrados, a maior do estado, Campos dos Goytacazes tem status de grande cidade não é de hoje. Sua história foi pautada, inicialmente, pela cultura da cana de açúcar, e se transformou radicalmente com a descoberta do petróleo na Bacia de Campos.
Hoje é o segundo maior PIB do Estado. É fato que a cidade é uma das que mais se beneficiam dos royalties de petróleo do país, mas Campos dos Goytacazes possui potencial para mais. E tem muito a oferecer a quem consegue enxergá-la como um excelente polo para novos modelos de negócio em diferentes frentes. O Norte Fluminense é composto por várias cidades com histórica vocação para a cultura. Nessa região podemos observar casas de cultura, museus, teatros, bibliotecas, universidades e um parque tecnológico que compõem o roteiro histórico-cultural da região junto aos casarios, praças e monumentos. Do artesanato à inovação de base tecnológica, Campos tem demonstrado seu potencial empreendedor.
Diante desse cenário promissor, a Caravana “Da Ideia ao Negócio”, do programa RJ Criativo, faz uma estratégica parada na cidade nos dias 30 e 31 de outubro, e 1º de novembro, no Auditório do IFF, na Avenida Souza Mota, 350, no Parque Fundão. Serão três dias de imersão em seis oficinas com excelentes profissionais que vão transformar ideias em negócios – com grande potencial para se tornarem cases de sucesso. Mas a Caravana RJ Criativo não é voltada apenas para os moradores da cidade. A proposta é convocar a população de todo o Norte Fluminense a fazer parte desse movimento em favor da economia criativa regional. Os empreendedores de Carapebus, Cardoso Moreira, Conceição de Macabu, Macaé, Quissamã, São Fidélis, São Francisco de Itabapoana e São João da Barra, que já são produtores de cultura e geradores de renda, também estão convidados.
Vocação para a criação de novas redes a cidade já demonstrou ter, ao abrigar, recentemente, a terceira “Startup Weekend”. Nessa Caravana RJ Criativo, cada uma das seis oficinas terá 120 vagas e os participantes vão conhecer e entender temas como place branding, design de produtos e serviços, planejamento estratégico, inovação em modelo de negócios, articulação de redes e parcerias e novas formas de receita.
As inscrições deverão ser feitas no site http://rjcriativo.com/
O RJ Criativo é um programa do Governo do Estado do Rio de Janeiro, desenvolvido pela Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, com patrocínio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura e da Oi. Suas ações de incubação e educação no ciclo 2018/2019 são operadas pelo Templo.cc. Em Campos, a Caravana tem apoio da Prefeitura, TEC Campos, IFF Guarus e SEBRAE.
Esse programa tem como missão dar suporte a empreendedores e transformar cultura e criatividade em fios condutores de desenvolvimento socioeconômico sustentável por meio do empreendedorismo, inovação e colaboração. As atividades oferecidas pelo RJ Criativo atuam na formação, na expansão de networking e difusão dos produtos e serviços gerados por empreendedores.
OFICINAS:
Dia 30 de outubro, quarta-feira
Oficina 01 // 9h – 13h // Como se planejar de forma estratégica
Quais fatores fazem você tomar decisões? Diferente de objetivos, missão e visão, a estratégia é a forma como um negócio ou projeto decide, planeja e executa suas atividades. Nessa oficina, você vai conhecer ferramentas de planejamento estratégico, entender como fazê-lo e acompanhar a sua execução.
O que você leva?
• Entendimento sobre o que é um planejamento estratégico e como fazê-lo
• Ferramentas de planejamento, definição de estratégia e acompanhamento da execução (Análise SWOT cruzada e Metas SMART)
É para quem?
• Empreendedores criativos focados na execução de seus produtos e serviços
• Faz com improviso recorrentemente e não consegue se planejar
• Encontra dificuldade com os aspectos mais objetivos de gerir um negócio
Facilitadora: Bruna Adele
Bruna Adele é gerente de projetos do Templo Consultoria. Há mais de 10 anos atua nos setores público e privado gerindo e operacionalizando projetos de reestruturação e transformação social, tendo passado por empresas multinacionais e diversos institutos. Formada em Comunicação e Ciências Sociais, fez seu mestrado na Holanda, especializando-se em situações de conflitos. Também possui MBA em Gestão de Projetos pela FGV.
Mais sobre a facilitadora: https://www.linkedin.com/in/bruna-adele/
Oficina 02 // 14h – 18h // Como inovar em modelo de negócios
O que faz com que negócios “deem certo”? Quando uma marca permanece na vida do cliente para além do momento de consumo? Nesta oficina, você vai conhecer os tipos de modelo de negócios e entender qual se aplica melhor à sua realidade para saber como ser relevante.
O que você leva?
• Estruturação básica do seu modelo de negócios
• Definição da sua proposta de valor
• Casos inovadores para inspirar cada segmento do seu modelo de negócios
É para quem?
• Gerência ou faz parte de um projeto e deseja rentabilizá-lo
• Desenvolve um negócio e quer saber como inovar e gerar valor
• Se interessa por entender como empresas de sucesso se diferenciam
Facilitador: Pedro Segreto
Formado em arquitetura pela FAU UFRJ e mestre em Design pela PUC Rio, Pedro Segreto é designer e consultor independente especializado em processos ágeis de cocriação e design sprints. Tendo realizado dezenas de processos para grandes empresas e iniciativas de impacto, já criou mais de 40 ferramentas para as áreas de branding, modelagem de negócios, planejamento e design de serviço.
Mais sobre o facilitador: https://www.linkedin.com/in/pedrosegreto/
Dia 31 de outubro, quinta-feira
Oficina 03 // 9h – 13h // A identidade local como vetor de desenvolvimento
Cidades, estados e países possuem atributos únicos que formam uma identidade. Mas como aproveitá-la para atrair turistas e investimentos e gerar retorno financeiro para empreendedores e moradores? O termo ‘place branding’ significa a gestão da marca de um lugar. Nesta oficina, vamos trabalhar a marca da região Norte Fluminense a partir dos seus principais atributos e de quem vive o seu cotidiano. Vamos reforçar a análise crítica de estereótipos, slogans, logomarcas, cores, histórias, patrimônios e personalidades.
O que você leva?
• Capacidade de explorar a história e as características de lugares e empreendimentos
• Relacionar ganhos mútuos entre cidades e seus negócios
• Aplicação da gestão de marcas locais
É para quem?
• Mora, trabalha e/ou estuda na região Norte Fluminense
• Deseja relacionar seu projeto ou negócio à identidade local
• Se interessa por construção de marca e storytelling (narrativa)
Facilitadora: Ana Cotta
Mineira formada em Design no Rio, é interessada em criatividade, estratégia e boas histórias de marcas. Trabalhou durante 13 anos na Crama Design Estratégico, onde foi associada e diretora de criação & estratégia. Após uma breve passagem por um pequeno estúdio, em 2018 abre seu próprio negócio, a Transversa, um estúdio focado no branding. É mentora e coordenadora do Master em Branding do Instituto Europeo di Design. Também é professora do IED e da Casa Firjan. É membro do Conselho Consultivo do RJ Criativo.
Mais sobre a facilitadora: https://www.linkedin.com/in/anacotta/
Oficina 04 // 14h – 18h // Como desenvolver produtos e serviços relevantes
O que faz alguém comprar o seu produto ou serviço? Nessa oficina, você vai aprender a criar empatia com seu cliente para extrair informações necessárias à sua estratégia.
Vamos entender como ele se relaciona com o seu negócio ou projeto para desenvolver produtos e serviços que importam de verdade.
O que você leva?
• Entendimento do seu cliente e suas principais dores e necessidades
• Um novo modo de pensar na criação de produtos e serviços, totalmente focado no consumidor
• Ferramentas para ajuda-lo no processo (Mapa de Empatia e Jornada do Usuário)
É para quem?
• Quer tirar seus projetos do papel com soluções inovadoras e focadas no usuário/humano
• Sente que não consegue entregar o melhor que pode para o cliente
• Deseja se conectar melhor com o cliente e a região
• Se interessa por inovação e design
Facilitadora: Ana Cotta Mineira formada em Design no Rio, é interessada em criatividade, estratégia e boas histórias de marcas. Trabalhou durante 13 anos na Crama Design Estratégico, onde foi associada e diretora de criação & estratégia. Após uma breve passagem por um pequeno estúdio, em 2018 abre seu próprio negócio, a Transversa, um estúdio focado no branding. É mentora e coordenadora do Master em Branding do Instituto Europeo di Design. Também é professora do IED e da Casa Firjan. É membro do Conselho Consultivo do RJ Criativo.
Mais sobre a facilitadora: https://www.linkedin.com/in/anacotta/
Dia 1º de novembro, sexta-feira
Oficina 05 // 9h – 13h // Como se articular em rede e fazer parcerias
Empreender é uma jornada um tanto quanto solitária. Como as pessoas com quem você se relaciona podem se beneficiar e contribuir com seu negócio? Para se articular em rede, não basta conhecer pessoas novas. É preciso saber como conexões podem gerar oportunidades para todos. Nesta oficina, vamos entender como nos articular em rede e atuar de forma estratégica para estabelecer parcerias chave e reduzir custos.
O que você leva?
• Articulação de novas redes e potenciais parceiros
• Troca de recursos não financeiros com outros empreendedores
• Casos inspiradores de parcerias e comunidades criativas
É para quem?
• Deseja estreitar laços com empreendedores da região
• Quer ser mais estratégico na hora de fazer networking
Facilitador: Felipe Caruso
Felipe Caruso é parte do Bando, uma consultoria de financiamento coletivo que já ajudou dezenas de projetos a ganharem vida e trabalha pelo desenvolvimento do crowdfunding no Brasil. Jornalista de formação, coordenou por três anos a comunicação do Catarse, primeira plataforma de financiamento coletivo para projetos criativos do Brasil. Foi gerente de relações públicas da TIM e da Rio+20. Trabalhou por três anos como repórter da Folha de S.Paulo. Já apoiou mais de 200 projetos de crowdfunding em todo mundo.
Mais sobre o facilitador: https://www.linkedin.com/in/felipecaruso/
Oficina 06 // 14h – 18h // Novas formas de receita
Projetos e negócios precisam de recursos para sair do papel – isso é fato. Mas será que identificamos todos que estão ao nosso alcance? Nessa oficina, você vai reconhecer todos os seus recursos e aprender a mobilizá-los a partir da sua rede com uma campanha de financiamento coletivo.
O que você leva?
• Um novo olhar para seus recursos e para sua rede
• Ferramentas de mapeamento e mobilização de recursos
• Casos inspiradores de campanhas de financiamento coletivo
É para quem?
• Deseja tirar projetos do papel e envolver mais pessoas na realização
• Quer entender o que é o financiamento coletivo
• Está a fim de criar sua própria campanha de financiamento coletivo
Facilitador: Felipe Caruso
Felipe Caruso é parte do Bando, uma consultoria de financiamento coletivo que já ajudou dezenas de projetos a ganharem vida e trabalha pelo desenvolvimento do crowdfunding no Brasil. Jornalista de formação, coordenou por três anos a comunicação do Catarse, primeira plataforma de financiamento coletivo para projetos criativos do Brasil. Foi gerente de relações públicas da TIM e da Rio+20. Trabalhou por três anos como repórter da Folha de S.Paulo. Já apoiou mais de 200 projetos de crowdfunding em todo mundo.
Mais sobre o facilitador: https://www.linkedin.com/in/felipecaruso/
SERVIÇO:
Caravana RJ Criativo – Da ideia ao negócio
Datas: 30, 31 de outubro e 01 de novembro (quarta, quinta e sexta)
Local: Auditório do IFF – Avenida Souza Mota, 350 – Campus Guarus Campos dos Goytacazes
Inscrições Grátis: 120 vagas por oficina