Jorge Salomão celebra seus 70 anos com a exposição ‘No meio de tudo isso’
No próximo sábado, 05 de novembro, o Oi Futuro inaugura a exposição “No Meio de Tudo Isso”, do poeta, escritor, letrista e diretor teatral Jorge Salomão, que está comemorando seus 70 anos (03/11/1946 – Jequié, BA). A exposição, que faz parte do Programa Poesia Visual, com curadoria de Alberto Saraiva, será uma retrospectiva do artista, que, além de ser um reconhecido poeta e agitador cultural do circuito das artes, também tem letras gravadas por grandes nomes da MPB. A exposição é patrocinada pela Oi, Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Lei Estadual de Incentivo à Cultura do Rio de Janeiro. Jorge Salomão ocupará a galeria 2, no terceiro andar do centro cultural em Ipanema. Em seu texto “Parecer”, um dos destaques da exposição, o poeta exalta a liberdade que sempre sentiu diante da vida e da sua escrita:
“Sou de um país maravilhoso e também cheio de boçalidades. Uns fazem beição. Outros beicinhos para qualquer um que queira pular as cercas da linguagem, levantar a voz num tom distante do normal. Chamo o que quero de poesia, pois sempre me permiti a absoluta liberdade frente às coisas. Assim sou, assim serei. E isso é poesia ou não, se eu quiser”, (….) arremata Jorge. “Este texto é uma espécie de manifesto”, complementa o artista.
Além das poesias que estarão dispostas pelas paredes e em vídeos, seus livros “Mosaical”, “O olho do tempo”, “Campo da Amerika”, “Sonoro”, “A Estrada do Pensamento” e “Conversa de Mosquitos”, além do áudio o CD Cru Tecnológico, farão parte da exposição e estarão ali para consulta e apreciação do público. Outro dos vídeos que poderá ser visto é “Call me Hellium”, de 2014, direção de Cesar Oiticica Filho, no qual Salomão revive cartas trocadas entre Hélio Oiticica e os realizadores Andreas e Thomas Valentin. E na abertura da exposição, como não poderia deixar de ser, Salomão fará uma performance poética, falando alguns de seus poemas. Também será gravado um documentário homônimo à exposição, composto por entrevistas de convidados e amigos que comparecerem ao evento. Finalmente, no pacote pelos 70 anos de Salomão, será lançado dentro da exposição, no dia 24/11, seu novo livro de poemas, “Alguns poemas e mais alguns” (Rubra Editora), com orelha assinada pelo poeta e amigo Antônio Cícero. E a gravadora Biscoito Fino prepara para lançar entre novembro e dezembro um CD com compilações de letras de Jorge, gravadas por artistas como Frejat, Adriana Calcanhoto, Cassia Eller e Marina, entre outros.
Serviço : No meio de tudo isso
Abertura: 5/11/2016, às 19h
Oi Futuro (Rua Visconde de Pirajá, 54 – Ipanema)
Galeria 2 – 3º andar
Visitação: 5/11 a 08/01/2017
De terça a domingo, das 13h às 21h
Tel.: 3131 9333
Entrada Franca
Classificação: Livre