Estrelas da música celebram em show os 20 anos da Escola Spectaculu

Um time de peso da MPB – Alcione, Carlinhos Brown, Fafá de Belém, Marcelo D2, Maria Gadú, Marisa Monte, Pretinho da Serrinha e Vanessa da Mata, entre outros – se reúne nesta quinta-feira, 19 de setembro, no MAM-Rio, a partir das 23h, em um show beneficente para angariar recursos para a Escola Spectaculu, criada há 20 anos por Gringo Cardia e Marisa Orth. Os ingressos, a R$ 250 cada, já estão à venda (mais informações no serviço, abaixo).  

A programação faz parte da abertura da ArtRio e será precedida de jantar e leilão de obras de arte doadas por artistas como Ai Weiwei, JR, Vik Muniz e Daniel Senise, entre outros, a partir das 20h, com ingressos a mil reais, que também darão direito ao show. 

“A gente está muito feliz com esses 20 anos. É uma conquista nossa, pequena, do tamanho que a gente pode, mas é nossa, junto com vários amigos, é uma mobilização da sociedade civil. A ação de cada um multiplicada é que vai fazer a consciência da sociedade mudar. Cada ano é uma batalha nova, é como se fosse o primeiro ano, mas temos resultados maravilhosos. Em todo lugar no Rio de Janeiro tem um jovem da Spectaculu trabalhando: nas televisões, nas produtoras, nos teatros, nos eventos e isso mostra que o Rio de Janeiro precisa de espaço para jovens criativos”, defende Gringo Cardia. 

“Pedro Igor e eu nos sentimos honrados e extremamente felizes em poder organizar e produzir os 20 anos da Escola Spectaculu. Para nós é uma satisfação imensa trabalhar com os alunos e para os alunos da Spectaculu, que são jovens extremamente talentosos, nossa fonte de inspiração e aprendizado há mais de 12 anos”, comenta Malu Barreto. 

Localizada em um galpão de 588m2e três pavimentos no Cais do Porto do Rio de Janeiro, a Spectaculu é uma escola sem fins lucrativos. Desde 1999, capacita jovens técnicos oriundos de mais de 100 diferentes territórios das periferias e favelas urbanas do Grande Rio, para atuar em cerca de seis mil vagas de trabalho no mundo dos espetáculos. São oferecidasbolsa de estudos mensal nas áreas de Arte e Tecnologia e Artes Cênicas, refeições e aulas cinco vezes por semana, para um total de cerca de 150 alunos por ano, com idade entre 17 e 21 anos. Eles são apoiados por 130 padrinhos ativos, que também ajudam a inseri-los no mercado de trabalho. Além de Gringo e Marisa, a escola conta ainda com a direção do artista plástico Vik Muniz, da diretora de projetos de artes Malu Barretto e do diretor de arte Giovanni Bianco. A equipe fixa é composta por 25 pessoas, incluindo dez professores que formam técnicos nas áreas de Adereços de Cena, Beleza, Contrarregragem & Camarim, Costura & Figurino, Fotografia, Iluminação Cênica, Montagem de Cenários e Tratamento de Imagem. São oferecidas ainda aulas de filosofia, linguagem oral e escrita, expressão corporal e história da arte / criatividade, com o objetivo de ampliar o repertório e desenvolver a consciência crítica dos alunos. 

Não são raras as histórias inspiradoras de jovens que, nas últimas duas décadas, encontraram espaço no mundo da arte através da Escola Spectaculu. É o caso de Jonathan Azevedo, ator e influenciador digital nacionalmente conhecido a partir do personagem Sabiá, da novela A Força do Querer(TV Globo); Dan Lessa, diretor em grandes canais do YouTube, como Castro Brothers e Diogo Defante; Ella Fernandes, assistente de figurino em produções premiadas do cinema nacional, como A Vida Secreta de Eurídice Gusmão(vencedor de um prêmio no Festival de Cannes 2019); Kelson Succi, estrela do premiado videoclipe Bluesman, de Baco Exu do Blues (vencedor de um Leão de Ouro em Cannes); Aretha Sadick, produtora de moda, modelo e influenciadora famosa na cena paulistana; e Luck Figueiró, maquiador preferido, nos bastidores da TV Globo, de estrelas como Paolla Oliveira. Além deles, outros profissionais formados na Spectaculudesenvolvem trabalhos em grandes empresas como Conspiração Filmes, Theatro Municipal do Rio de Janeiro, BandRio, Levi’s, Canal Futura, Aventura Entretenimento, Teatro dos Quatro, T4F Entretenimento e YouTube Space.  

Todos os resultados positivos dos últimos 20 anos só têm sido possíveis graças ao apoio de mais de 130 profissionais do mundo da arte, como Malu Mader, Camila Pitanga, Adriana Varejão, Andrea Beltrão, Angelo Venosa, Claudia Abreu, Antonia Frering, Beatriz Milhazes, Cissa Guimarães, Débora Evelyn, Eliane Giardini, Fernanda Lima, Fernanda Torres, Flora Gil, Gloria Pires, Júlia Lemmertz, Lázaro Ramos, José Mauricio Machline, Leandra Leal, Letícia Spiller, Ney Latorraca, Miguel Falabella, Lilia Cabral, Marieta Severo, Luiz Fernando Guimarães, Maria Padilha, Mariana Ximenes, Regina Casé, Wagner Moura, Zezé Polessa, entre outros.

 “A gente acredita que só a educação pode transformar o Brasil. Mas não adianta só você educar e dar ferramentas ao jovem. É preciso ajudar esse jovem a recuperar a autoestima, a fazer essa transformação nele através da arte. Porque a arte permite a pessoa se ver como uma pessoa criativa que pode fazer parte da sociedade”, acredita Gringo. 

SERVIÇO:

20 anos da Escola Spectaculu

Show – Pretinho da Serrinha e banda comandam o show e recebem a participação especial de Alcione, Carlinhos Brown, Chiara Civello, Fafá de Belém, Hiran, Majur, Marcelo D2, Maria Gadú, Marisa Monte e Vanessa da Mata. DJ’s Rosana Rodini e Galo Preto

Dia 19 de setembro, às 23h

Local: MAM-Rio

Endereço: Av. Infante Dom Henrique, 85 – Centro

Ingressos para o show beneficente: R$ 250,00

(Para comprar e contribuir com a escola, deposite/transfira o valor para: 

Spectaculu Escola de Arte e Tecnologia

ESCOLA FÁBRICA DE ESPETÁCULOS

ITAÚ    AG: 6005   C/C: 12480-2

CNPJ: 03.886.055/0001-39

Envie seu comprovante identificado, com seu nome e telefone, para o email: spectaculu20anos@spectaculu.org.br

Em breve, você receberá a confirmação)

Tel: 21 98849-3760

Traje social

Convite único e intransferível

(Visited 40 times, 1 visits today)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *