“Perdoa-me por me traíres” no Espaço Furnas

Escrita por Nelson Rodrigues no ano de 1957, a peça “Perdoa-me por me traíres” volta a ser encenada no Espaço Furnas Cultural, em Botafogo, em curta temporada com entrada gratuita. Com elenco formado por Bebel Ambrosio, Bob Neri, Clarissa Kahane, Ernani Moraes, Gabriela Rosas, João Marcelo Pallottino, Rose Lima, Tatiana Infante e Wendell Bendelack, sob a direção de Daniel Herz, a reestreia acontece no dia 16 de junho.

 O espetáculo, que já ganhou diversas encenações por todo o Brasil e até mesmo pelo mundo, conta a história de Glorinha, uma adolescente órfã. Reprimida pelo tio com quem vive, ela é instigada por sua melhor amiga, Nair, a conhecer o mundo dos bordéis. Seu tio, Raul, ao descobrir que a sobrinha se prostitui, decide então revelar segredos sobre a sua origem. Esses segredos podem mudar o rumo da história.

 A peça é um clássico de Nelson Rodrigues, um presente para qualquer ator e esse também será para a plateia, que poderá desfrutar desse universo encantador, que hipnotiza o público. Todos os ingredientes da obra de Nelson estão lá: desejos, traições, morte, sexo, vingança, violência física e moral, prostituição e todos esses sentimentos que regem a humanidade até os dias de hoje e estão longe de serem datados.

 Sobre o que o estimulou a trabalhar nessa nova montagem, Daniel Herz, que já dirigiu também a obra “Valsa nº 6”, do mesmo autor, explica: “Nelson é universal e por isso sempre atual, mas é importante não deixar a singularidade do ´sotaque´ rodriguiano parecer uma cena cheia de naftalina. Manter a linguagem, mas parecer que ela é dos nossos dias, do nosso momento histórico. Esse é o grande desafio”. Daniel acredita ainda que Nelson se repete com uma originalidade incrível e que dirigir “Perdoa-me…” é virar um pouco todos eles: a doença e a paixão que cada personagem carrega. Para finalizar Herz ainda diz “Ele é o nosso Shakespeare. Genial. Único! Poderia ficar o resto da vida só montando Nelson.”

 O cenário, com assinatura de Fernando Mello da Costa, é composto por venezianas, que brincam com uma das principais questões dessa peça: o que se revela e o que não deve ser revelado. No palco também está em cena o que vai além do sentido real, já que ali está exposta a sujeira que a água não limpa e a que a muitos atormenta e atordoa: a sujeira moral. Os atores ainda contam com a ajuda da psicanalista Evelyn Disitzer que os auxilia na composição dos traços de personalidade de cada personagem.

 – Nesse momento em que a cultura passou a ser uma coisa menor, onde o teatro é visto como algo menor na cabeça de algumas pessoas, a gente ter a coragem de encenar Nelson Rodrigues, esse autor maldito, só pode ser benéfico para todos. Acredito que vamos buscar um pote atrás do arco-íris, nessa montagem que promete -, diz Ernani Moraes.

 “​Perdoa-me por Me Traíres” fica em cartaz por dois fins de semana (16 e 17, 23 e 24 junho), às 19h, no Espaço Furnas Cultural, Botafogo (RJ), com entrada gratuita.

Perdoa-me por me traíres

Espaço Furnas Cultural

R. Real Grandeza, 219 – Botafogo, Rio de Janeiro

Temporada: 16 e 17, 23 e 24 junho

Entrada franca

Horário: 19h

Classificação: 14 anos

Duração: 80 minutos

 

FICHA TÉCNICA

Texto: Nelson Rodrigues
Direção: Daniel Herz

Elenco: Bebel Ambrosio, Bob Neri, Clarissa Kahane, Ernani Moraes, Gabriela Rosas, João Marcelo Pallottino, Rose Lima, Tatiana Infante e Wendell Bendelack

Direção musical: Ricco Viana
Direção de movimento: Duda Maia
Iluminação: Aurélio de Simoni
Cenário: Fernando Mello da Costa
Figurino: Antônio Guedes
Assistente de direção: Tiago Herz
Assistente de figurino: Renata Mota
Programação visual: Leticia Moraes
Consultoria psicanalítica: Evelyn Disitzer
Assessoria de Imprensa: MercadoCom (Ribamar Filho)

Coordenação financeira: Indryd Cardozo
Direção de Produção: Bruno Mariozz

Produção: Palavra Z Produções Culturais

(Visited 79 times, 1 visits today)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *