Um grande conflito envolve Vino Fragoso e Lucas Popeta

Dois personagens antagônicos, atravessados pelos horrores da Guerra Civil Espanhola (1936-1939), que se aproximam por um propósito maior: salvar a arte. Este é o ponto de partida de “A pedra escura”, do espanhol Alberto Conejero, que, após ser montada em oito países e angariar diversos prêmios, estreou dia 02 de novembro no Teatro Poeirinha (RJ).

Na Espanha de 1937, tomada pelo exército franquista, Rafael Rodrigues Rapún (Vino Fragoso) é um preso condenado à morte, em um quarto de hospital militar, com poucas horas de vida restantes. Sob a tutela do guarda Sebastian (Lucas Popeta), o prisioneiro tem a missão de salvar o último trabalho do dramaturgo Federico Garcia Lorca (1898- 1936) — representado pela voz em off de Carmo Dalla Vecchia —, até então sob seus cuidados.

— Apesar de não ser uma peça sobre a guerra em si, ela acaba mostrando, de um jeito poético, um pouco sobre a estupidez de conflitos como esses, em que todos saem perdendo — pondera João Fonseca, diretor do espetáculo.

Vino Fragoso, também idealizador da montagem, destaca a presença em cena de Rapún, com que Lorca viveu seus últimos anos.

— Como homem bissexual, eu queria ver essa temática representada no palco. E ela se deu por meio do amor do meu personagem pelo Lorca, mesmo em meio ao conservadorismo.

Para Lucas Popeta, apesar de se passar na década de 1930, o enredo continua atual.

— Acho que a mensagem da peça é a importância de se escutar o outro. Muito se fala em lugar de fala, mas muita gente precisa mesmo é escutar. Nada melhor do que uma peça que expõe a barbárie da guerra para refletir sobre isso. Onde existe guerra, existe morte. E exercer esse lugar de escuta nos permite evoluir e transforma gerações.

Vale lembrar que a peça está sendo realizada sem qualquer patrocínio público ou privado, E por conta disso, a produção criou uma vaquinha on-line, onde, além de contribuir, o espectador pode se beneficiar com entradas para alguma sessão do espetáculo e ainda receber os agradecimentos em público pela colaboração oferecida. Inclusive, a quem interessar, segue o link da vaquinha > https://www.kickante.com.br/vaquinha-online/incentivo-a-montagem-do-espetaculo-a-pedra-escura-brasil

Na semana de estreia nós estivemos no teatro, onde fomos recebidos por Lucas e Vino, que nos contaram sobre o processo de criação do espetáculo e a força da mensagem que ele traz consigo.(segue abaixo vídeo do bate-papo com os atores e o serviço do espetáculo)

A PEDRA ESCURA

TEATRO POEIRINHA (Rua São João Batista,104-Botafogo/Rio de Janeiro)

02 NOV a 17 DEZ
QUI a SÁB 20h / DOM 19h

INGRESSOS

https://bileto.sympla.com.br/event/88112/d/222967/s/1510161?_gl=1%2A1gx1nhf%2A_ga%2AMzIyNDgxMjQ3LjE2OTc4MjAzOTc.%2A_ga_KXH10SQTZF%2AMTY5ODA3MzIzNC4yLjEuMTY5ODA3MzMzMS4wLjAuMA..

Reportagem e imagens : Léo Uliana

(Visited 38 times, 1 visits today)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *