A voz do Natal brasileiro completa hoje 68 anos de vida! *relembre passagens marcantes na carreira da estrela Simone

Então é Natal! Celebração do nascimento de Jesus. Época de relembrar velhas tradições. Rabanadas, troca de presentes e a chegada do bom velhinho Papai Noel são apenas algumas marcas dessa data tão representativa. E não podemos esquecer que há exatos 22 anos, nós brasileiros, ganhamos uma trilha sonora natalina para chamar de ‘nossa’. A baiana Simone, reconhecidamente uma das grandes intérpretes da MPB, gravou um disco inteiramente dedicado ao tema. E de lá prá cá as canções do álbum intitulado ’25 de Dezembro’ se tornaram parte integrante de 99,9% dos lares brasileiros nessa data.

Simone e Chacrinhas, um de seus grandes incentivadores.
’25 de Dezembro : álbum recorde de vendas.

Além de ter sido pioneira nesse tipo de projeto, Simone uniu o útil ao agradável quando, além de eternizar os clássicos natalinos em sua bela voz, comemorou o êxito do trabalho com seu próprio aniversário, no dia de Natal. Sim, nossa Cigarra faz aniversário junto com o Menino Jesus, o que segundo ela, lhe deixou em desvantagem na infância. “Meus irmãos sempre ganhavam presentes no aniversário e no Natal, mas eu não. O meu era só no natal mesmo!”, diz a cantora, que hoje se diverte contando a história.

Numa singela homenagem a Simone, que hoje faz 68 anos, nós enumeramos aqui dez passagens marcantes de sua vitoriosa carreira.

PARABÉNS SIMONE !!!!!!!!!!

*Simone foi a primeira cantora brasileira a lotar, individualmente, um ginásio com seu show. Posteriormente, Gal e Rita Lee realizaram o feito.

*Nesses 44 anos de estrada, a baiana já fez duetos com artistas consagrados como Roberto Carlos, Milton Nascimento, Julio Iglesias, Plácido Domingo, Gal Costa e Chico Buarque.

*Antes de cantar, Simone foi jogadora profissional de basquete, tendo inclusive participado da seleção brasileira, em 1971.

*A canção “Kalú”, gravada em 1988 no álbum ‘Sedução’, foi uma solicitação do apresentador Chacrinha, que ligou para Simone, que estava em Nova York, e fez o pedido. Mas infelizmente o ‘velho guerreiro’ não chegou a ouvir a gravação, pois faleceu pouco antes da cantora lançar o trabalho.

*Em parceria com a Rede Globo, Simone já foi estrela de 4 especiais na emissora, em 1980, 1982, 1984, 1989 e 1993.

*O produtor Quincy Jones, parceiro de ídolos como Michael Jackson, ficou tão encantado com o potencial da cantora, que não só exigiu a presença dela no Festival de Montreaux, como gravou para si uma fita cassete onde se ouvia repetidas vezes a canção ‘Começar de Novo’, que para ele é a mais bela na voz da baiana.

*Em 2013, quando lançou o álbum ‘É Melhor Ser’, com canções exclusivamente compostas por mulheres, a cantora musicou um bilhete que lhe foi entregue pela atriz Fernanda Montenegro, sua amiga desde o começo da carreira. A canção tem o nome de “A Propósito”.

*Em suas apresentações Simone usa somente roupas brancas, mas no dia a dia seu guarda-roupa é bem diversificado.

*Durante mais de 20 anos a cantora teve ao seu lado o guru Mário Troncoso, que lhe dava, além de apoio espiritual, muitas dicas relacionadas ao seu trabalho.

*O mestre Ivan Lins, que foi homenageado pela baiana com um álbum inteiramente dedicado à sua obra, se orgulha em dizer que Simone foi a cantora que mais gravou composições de sua autoria.

reportagem e foto ‘Simone’ : Léo Uliana/fotos ‘Chacrinha’ e 25 de Dezembro’ : reprodução da Internet

(Visited 335 times, 1 visits today)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *